Subida da Euribor – Como é que o seguro de vida pode ajudar?

Escrito por Cláudia Oliveira

23.08.22

}
4 min de leitura
Seguro de vida Euribor

A subida da Euribor tem um impacto significativo na prestação do crédito habitação, mas existem algumas formas de atenuar esse impacto. Transferir o seguro de vida pode ser um boa ajuda.

Com a subida da Euribor, acompanhada pela a subida da inflação na Europa, é inevitável que também a prestação do crédito habitação comece a subir. Para quem tem crédito habitação com taxa variável, esse é um cenário que cria alguma ansiedade pois é difícil saber se essa subida vai ou não continuar. Contudo, existem algumas formas de atenuar essa subida, como é o caso da transferência do seguro de vida.

Subida da Euribor – Como é que o seguro de vida pode ajudar?

Contratar um crédito habitação implica, como condição habitual, a adesão a um seguro de vida. O cliente pode subscrever o seguro junto do mesmo banco ou numa seguradora à sua escolha. Na grande maioria dos casos o banco propõe algum benefício, como a redução do spread, para convencer o cliente a subscrever o seguro dentro do banco. Independentemente dessa escolha, o cliente pode transferir o seguro de vida mais tarde. Desde 2009 que, se encontrar condições mais vantajosas, pode transferir o seu Seguro de Vida do Crédito Habitação para outra seguradora com melhores condições.

Com a atual subida da Euribor, esta possibilidade ganha especial importância. Na grande maioria dos casos, é possível uma poupança de até 60% das mensalidades com a transferência. Com esta poupança pode conseguir amenizar a subida da prestação do crédito habitação pois vai pagar menos de seguro de vida. Por isso, faça uma análise aos preços praticados pela concorrência e, se encontrar uma opção de seguro mais barata, não hesite em mudar. Mesmo que perca o desconto do spread que o banco ofereceu inicialmente, pode ser mais vantajoso mudar (em muitos casos é).

_

Leia também: Crédito Habitação com Taxa Fixa- Sim ou não?

Cuidados a ter na transferência do Seguro de Vida do Crédito Habitação

Para o ajudar a perceber um pouco melhor o processo de transferência, explicamos-lhe a seguir alguns dos cuidados que deve ter:

1) Comece por analisar e comparar todas as condições:

  • Há algum impacto da transferência no spread na prestação do crédito habitação? Se negociou uma bonificação no spread do crédito habitação ao contratualizar o seguro sugerido pelo banco, deve analisar o impacto que a transferência terá na taxa de juro. Em todo o caso, e tal como já explicamos, se ficar a pagar um seguro mais barato depois da transferência, isso pode ser mais vantajoso do que manter a bonificação no spread;
  • Atenção especial às coberturas pois os seguros de vida não são todos iguais. É preciso especial atenção às cláusulas de invalidez: Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e Invalidez Total e Permanente (ITP). O seguro com cobertura ITP é mais abrangente do que o IAD porque impõe um menor grau de incapacidade para ser acionado. Consulte o nosso artigo “Crédito à Habitação: será que tem o melhor Seguro de Vida?” para entender a importância de escolher a melhor cobertura;
  • Pensar a longo prazo. O valor do prémio pode agravar ao longo do tempo por causa da idade. Por outro lado, o capital segurado poderá diminuir ou não à medida que se reduz o montante em dívida do crédito. Assim, é fundamental ter uma visão a longo prazo do que é mais compensatório.

2) Depois de tudo devidamente analisado e a decisão tomada, é necessário denunciar o seguro de vida junto da seguradora atual. Para isso, deve fazer o pedido por carta com o mínimo de 30 dias de antecedência sobre a data de vencimento da apólice.

3) Por fim, é também preciso informar o banco da sua decisão. Deve-se enviar uma cópia da carta na qual pede a rescisão do seguro anterior e uma cópia do contrato do novo seguro feito diretamente com a sua nova seguradora.

Precisa de ajuda neste processo? Não hesite em contactar os nossos parceiros para obter uma simulação gratuita e apoio com toda a burocracia necessária. Como estão habituados a tratar de várias simulações e apólices dos seguros de vida, já conhecem as diferentes seguradoras e sabem qual se encaixa melhor no perfil do cliente.

_

Leia também: Transferir o Crédito à Habitação: quanto é que se poupa?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.