Subida dos Juros – Como é que a consolidação de créditos pode ajudar?

Escrito por Cláudia Oliveira

19.10.22

}
4 min de leitura
Crédito Consolidado Juros

A subida de juros tem um impacto sério no orçamento mensal, especialmente para quem tem vários créditos. A consolidação de créditos pode ser uma solução a considerar.

Com a constante subida dos juros é inevitável que os clientes com crédito habitação comecem a fazer contas ao que vão pagar de prestação mensal. O aumento da prestação mensal tem um impacto muito significativo no orçamento pessoal/familiar, não fosse esta uma das despesas mais elevadas. O cenário é ainda mais preocupante para quem tem mais do que um crédito. Contudo, existem algumas formas de tentar atenuar esse impacto. Entre essas soluções pode estar, por exemplo, a consolidação de créditos.

Subida dos juros – Como é que a consolidação de créditos pode ajudar?

Antes de tudo, importa entender o que é e como funciona a consolidação de créditos. A consolidação de créditos permite-lhe juntar todos os créditos num só. Isto significa que, ao invés de ficar a pagar diferentes prestações, em diferentes momentos, com diferentes valores, passa a pagar uma única prestação com um prazo de pagamento fixo.

E como é que isso pode atenuar a subida dos juros? Se tem mais do que um crédito, pode ser difícil suportar o pagamento das diferentes prestações. A principal vantagem da consolidação de créditos é o facto de ser possível conseguir uma redução significativa da taxa de esforço e por consequência um alívio financeiro. A consolidação de créditos permite:

  • A redução considerável da prestação comparativamente ao valor pago anteriormente por todas as prestações (pode chegar aos 50 ou 60%);
  • A aplicação de uma única taxa de juro inferior às anteriores;
  • Uma única data de pagamento: há uma maior praticidade no pagamento dado que só terá uma prestação com uma data de pagamento fixa;
  • Aumento do prazo de pagamento.

Estas vantagens permitem-lhe ter uma liquidez adicional que, se for bem aproveitada, pode ser uma boa ajuda para criar uma poupança ou criar um fundo de emergência para situações imprevistas.

Importa relembrar que, o aumento do prazo de pagamento, seja nesta solução ou em qualquer crédito, significa mais tempo a pagar juros. Por isso, o custo total do crédito será maior.

Outro ponto importante que deve saber é que, se já estiver em incumprimento com algum crédito, não será possível optar pelo crédito consolidado. Para além disso, se a sua situação profissional e financeira já não for estável, também será difícil optar por esta solução. Por isso, se está a ponderar a consolidação de créditos, não espere que a subida dos juros afete significativamente a sua taxa de esforço. É expectável que muitos pedidos de crédito consolidado venham a ser recusados por causa do impacto da subida de juros, especialmente para quem tem crédito habitação.

Para escolher a proposta de crédito consolidado mais vantajosa deve analisar qual das instituições de crédito lhe garante as melhores condições. Consulte o nosso artigo Como escolher o melhor Crédito Consolidado?para saber quais são os indicadores que deve analisar.

_

Leia também: Renegociar ou Consolidar Créditos – Qual a melhor opção?

Crédito Consolidado – Não hesite em pedir ajuda!

Como vimos, o crédito consolidado pode ser uma boa ajuda para trazer algum alívio financeiro. Ainda assim, é sempre preciso ponderar antes de avançar e analisar com cuidado a sua situação financeira. É preciso entender na prática qual a redução mensal das prestações que vai conseguir no seu caso e qual o impacto do aumento do prazo de pagamento. Também é preciso não esquecer as comissões e penalizações por reembolso antecipado e os custos contratuais. Se precisar de ajuda, pode preencher este formulário para receber uma proposta de crédito consolidado através da nossa rede de parceiros (não tem qualquer custo associado). 

_

Leia também: Subida da Euribor – Como é que o seguro de vida pode ajudar?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *