Tem mais de 30 anos? Conheça os novos prazos do Crédito Habitação

Escrito por Cláudia Oliveira

01.02.22

}
1 min de leitura
Prazos Crédito Habitação

O Banco de Portugal emitiu novas recomendações macroprudenciais sobre o crédito à habitação, mais concretamente sobre os prazos do crédito para quem tem mais de 30 anos.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira (31 de janeiro), o Banco de Portugal deu a conhecer as novas recomendações quanto à maturidade dos créditos à habitação e crédito com garantia hipotecária. Entenda a seguir o que vai mudar.

Crédito Habitação – Quais são os novos prazos recomendados?

O Banco de Portugal recomenda novos limites à maturidade máxima das novas operações de crédito à habitação em função da idade:

  • Clientes até aos 30 anos: prazo máximo deve ser de 40 anos;
  • Clientes com mais de 30 anos e até aos 35 (inclusive): prazo máximo deve ser de 37 anos;
  • Clientes com mais de 35 anos: prazo máximo deve ser de 35 anos.

Estas são recomendações que terão de ser cumpridas, pois os bancos que não respeitarem os limites definidos terão de se explicar ao Bando de Portugal, segundo o mesmo comunicado. Para as famílias que procurem um crédito à habitação para comprar casa contará a idade do elemento mais velho do agregado.

Esta decisão surge porque o Banco de Portugal entende que a “maturidade média dos novos empréstimos à habitação não tem vindo a convergir, linear e gradualmente para 30 anos”. Por isso, “o Banco de Portugal, enquanto Autoridade Macroprudencial, continuará a monitorizar o cumprimento da Recomendação e poderá adotar medidas adicionais” para atingir esse objetivo até ao final de 2022.

E quando entra em vigor esta medida? Estas alterações entram em vigor a 1 de abril de 2022.

_

Leia também: Comprar Casa em 2022 – O que deve saber antes de avançar!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.