Está prestes a financiar-se junto de uma instituição de crédito para aquisição de um imóvel? Não se esqueça que o seguro de vida o vai acompanhar ao longo de toda a vigência do contrato. Hoje pode-lhe parecer um produto algo insignificante devido ao valor relativamente baixo enquanto somos novos, mas à medida que vamos envelhecendo poderá tornar-se um grande problema no orçamento familiar. Evitar que o preço suba ao longo dos anos sem ser penalizado por isso, é uma tarefa difícil, mas podemos tomar consciência do que estamos a contratar para que não existam surpresas desagradáveis.
Alguns dos cuidados a ter com o seguro vida:
- Saber qual a cobertura que estou a contratar – Em muitos casos, apenas depois de formalizado o crédito e contratado o seguro, é que as pessoas tomam consciência que há mais do que uma cobertura e na grande maioria o próprio cliente pode optar por uma cobertura que lhe dá maior proteção;
- Tomar consciência que não somos obrigados a contratar o seguro no banco;
- Se contratado o seguro com a seguradora do banco, tomar conhecimento de qual a bonificação que o banco me dá no spread para o fazer na própria instituição. Este é um ponto-chave, porque quando eu achar que o valor começa a ficar insuportável, ou inadequado face às condições que o mercado me oferece, vou procurar uma alternativa fora do banco, que pode significar poupanças até 60%, e nessa altura terei de perceber se o banco me vai retirar a bonificação concedida aquando da contratação do crédito e quanto é que isso vai refletir na minha prestação.
Outros artigos relacionados:
Crédito Habitação – Uma equipa de profissionais a trabalhar para si!
Como transferir o seguro de vida do meu crédito passo-a-passo
ITP Vs IAD que distingue estas 2 coberturas no seguro vida do seu crédito?