Cartões Contactless: é ou não uma forma de pagamento segura?

Escrito por Cláudia Oliveira

26.10.21

}
4 min de leitura
Cartões contactless

O pagamento através da tecnologia contactless tem ganho a preferência de muitos consumidores. Mas será que este tecnologia é assim tão segura?

Os cartões de pagamento com a tecnologia de leitura por aproximação (contactless), possibilitam pagamentos sem a necessidade de introduzir o PIN. Ou seja, para pagar, apenas precisa de aproximar o cartão de um terminal de pagamento automático (TPA) que esteja preparado para este tipo de pagamentos. Mas será que este procedimento é assim tão seguro?

Cartões Contactless – Como funcionam?

Segundo o Banco de Portugal, estas são algumas das informações que precisa saber sobre o pagamento através da tecnologia contactless:

1) Os cartões com tecnologia contactless permitem fazer transações apenas por aproximação ao terminal de pagamento automático (TPA), sem ter de inserir o PIN.

Os cartões contactless são cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação. Estes cartões permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN. Para isso, basta aproximar o cartão de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless. A tecnologia contactless está disponível em cartões de débito, crédito e pré-pagos. Para além disso, também pode estar associada a telemóveis, relógios ou pulseiras inteligentes. Para saber quais os cartões ou TPA que possuem esta tecnologia, deve procurar por este símbolo:

Cartões Contactless

2) A tecnologia contactless é ativada assim que usar o cartão pela primeira vez.

A tecnologia contactless é ativada assim que utilizar, pela primeira vez, o cartão contactless num caixa automática ou assim que realizar um pagamento em TPA no qual insira o PIN associado ao cartão.

3) Nas transações contactless, há limites aos pagamentos sem PIN.

Nos cartões contactless há limites aos pagamentos que pode fazer sem ter de inserir o PIN. Isto é necessário por questões se segurança. Assim:

  • Cada pagamento contactless não pode exceder o valor máximo permitido (normalmente são 50 euros). Contudo, o máximo é definido pela entidade que emitiu o cartão.
  • Existe um limite ao valor/número de pagamentos consecutivos que pode fazer sem inserir o PIN. Mais uma vez, esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão e deverá ser no máximo 150 euros ou 5 transações contactless consecutivas.

E o que acontece se atingir estes limites? Neste caso, terá de fazer uma transação com PIN antes de poder voltar a fazer operações sem ter de introduzir o código secreto.

Nota: mesmo que não ultrapasse os limites, pode ser necessário introduzir o PIN ocasionalmente. Trata-se de uma medida de segurança adicional e por isso não deve estranhar isto acontecer.

4) Os cartões contactless podem ser usados em TPA sem tecnologia contactless.

Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, incluindo em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Para isso, terá apenas de introduzir o cartão no TPA e  inserir o PIN do cartão.

_

Leia também: Débitos Diretos: 6 coisas que deve saber

Os Cartões Contactless são seguros?

As instituições bancárias e o Banco de Portugal defendem que a tecnologia contactless é mais cómoda e evita a entrega do cartão ao comerciante. Segundo o Banco de Portugal, “A tecnologia contactless oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe permite fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público”. Mas existe um problema: o risco aumentado em causa de roubo ou perda do cartão. Ora, como não é necessário introduzir o PIN até atingir o limite do valor/número de transações, facilita-se o uso indevido do cartão. Ou seja, será muito mais fácil para os ladrões gastarem o dinheiro porque não precisam do PIN. Em todo o caso não se assuste. Lembre-se que os limites definidos do valor/número de transações existem exatamente para evitar um cenário desastroso em causo de roubo ou perda.

Caso não saiba os limites aplicáveis ao seu cartão, aconselhamos que se informe junto da instituição bancária. Para além disso, se acha esta tecnologia pouco segura, pode sempre desativar a funcionalidade contactless do seu cartão junto do banco.

Por último, não poderíamos deixar o alerta para outra desvantagem: a comodidade desta forma de pagamento é prejudicial para os consumidores com pouco controlo sobre os seus próprios gastos. Ou seja, quanto mais fácil é a forma de pagar, menos o consumidor reflete sobre o que efetivamente está a gastar. Isto é especialmente prejudicial para os consumidores em risco de envidamento ou que já se encontrem nessa situação. Por isso, se acha que esta comodidade é prejudicial para as suas finanças, então, mais uma vez, avise o seu banco que quer desatividar a tecnologia contactless.

_

Leia também: Fraudes com Cartões Bancários – Preste atenção a estes sinais!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.