Para quem está à procura de emprego noutro país da Europa, a rede EURES pode facilitar e agilizar todo o processo.
Trabalhar fora de Portugal implica um conjunto de desafios que podem ser difíceis de ultrapassar. Para além da procura de emprego, é necessário conhecer a legislação laboral local, a proteção social e todas as questões relacionadas às condições de vida. A par disso, ainda há a adaptação a uma nova cultura e língua. Nesse sentido, ter ajuda especializada pode fazer toda a diferença. É por essa razão que surgiu o EURES (EURopean Employment Services), uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e todos os países da União Europeia, bem como a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça. Entenda a seguir como é que o EURES funciona e qual a sua utilidade para quem procura emprego na Europa, mas também para quem quer contratar.
Procurar emprego e trabalhar na Europa – Como é que a rede EURES pode ajudar?
O objetivo da rede EURES é reduzir os obstáculos para quem procura emprego ou quer contratar nos diferentes países europeus. A rede é composta por profissionais que informam e aconselham os candidatos e empresas nas mais diversas áreas laborais, mas também em temas como os requisitos legais ou as condições de vida locais. Na prática, o objetivo do EURES é facilitar a mobilidade laboral dentro da Europa, ajudando tanto os trabalhadores como os empregadores a encontrarem as melhores oportunidades de emprego e profissionais, respetivamente.
Segundo a informação disponível no portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), os principais serviços do EURES em Portugal são:
1) Para candidatos:
- Apoio na definição de um projeto de mobilidade
- Apoio na procura e candidatura a emprego
- Apoios complementares à procura de emprego/ integração (apoios para as despesas de formação em línguas e de reconhecimento de habilitações, apoios financeiros à deslocação para entrevistas e à relocalização/ mudança para o país de acolhimento e apoio na utilização de meios web para participação em entrevistas a distância)
- Informação sobre ofertas de países da UE/EEE + Suíça, especificamente dirigidas a candidatos residentes em Portugal
- Informação sobre condições de vida e trabalho nos vários países
- Informação sobre eventos organizados ou com a participação do EURES em Portugal – Dias Europeus do Emprego, eventos de informação e recrutamento dedicados a países ou áreas profissionais específicas, feiras de emprego universitárias, sessões de informação, participações em seminários e “workshops” centrados na mobilidade organizados por entidades parceiras
- Informação sobre segurança social / proteção no desemprego em situação de mobilidade
2) Para empregadores:
- Informação e aconselhamento personalizado sobre questões relacionadas com o recrutamento e a mobilidade transnacional e/ou transfronteiriça de trabalhadores (legislação laboral, segurança social, impostos, etc.)
- Divulgação da sua oferta de emprego nos 31 países da área de intervenção do EURES e das necessidades de recrutamento transnacional / transfronteiriço
- Aconselhamento na elaboração dos perfis (descritivos funcionais e condições oferecidas)
- Aconselhamento sobre os aspetos a considerar antes, durante e após a integração dos trabalhadores recrutados na sua empresa
- Identificação dos países com maior potencial para recrutamento dos perfis e competências pretendidos
- Apoio na organização do processo de recrutamento (incluindo pré-seleção de candidaturas, sessões de entrevista, eventual participação em feiras de recrutamento)
- Organização de ações de recrutamento e feiras de emprego
- Apoios complementares à seleção / recrutamento (apoio na realização de cursos de línguas e testes de competências técnicas ou linguísticas, verificação de referências, disponibilização de meios web para realização de entrevistas a distância)
- Facilitação de pontos de contacto EURES em qualquer um dos 31 países europeus que integram a rede EURES
Como aceder ao EURES?
Todas as informações e serviços estão disponíveis através do portal do EURES. Tanto trabalhadores como empregadores podem utilizar a plataforma sem custos.
No caso de precisar de aconselhamento personalizado, é possível aceder à Rede de Conselheiros EURES. Esta rede é composta por mais de 900 conselheiros em toda a Europa que trabalham no Serviço Público de Emprego de cada Estado-Membro ou noutras organizações parceiras da rede EURES.
Em Portugal, a rede EURES está integrada no IEFP (Continente), no Instituto de Emprego da Madeira e na Direção Regional para o Emprego e Qualificação Profissional (Açores). É possível ter aconselhamento com um destes 30 Conselheiros EURES. Para tal, o IEFP explica que “pode optar pelo atendimento por videochamada (preencha o formulário aqui) ou pela marcação de entrevista com o/a Conselheiro/a EURES mais próximo, por telefone”.
Se pretender aconselhamento fora de Portugal, deve preencher este formulário de pesquisa para encontrar um Conselheiro EURES no país pretendido.
_
O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.