ANDA Conhecer Portugal – Comboio e pousadas grátis para jovens

Escrito por Conselhos do Consultor

18.01.24

}
2 min de leitura
Programa ANDA Conhecer Portugal

Programa ANDA Conhecer Portugal garante aos jovens viagens de comboio gratuitas e estadias nas Pousadas da Juventude. Entenda como funciona.

O programa ANDA Conhecer Portugal surge da parceria entre a Movijovem e a CP – Comboios de Portugal. Este programa foi apresentado pelo Governo ainda em 2023 e consta do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). O objetivo do programa é possibilitar que os jovens conheçam melhor Portugal, “mitigando barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial”, conforme explica o Governo. Contudo, nem todos os jovens podem beneficiar deste programa. Entenda a seguir como funciona.

Programa ANDA Conhecer Portugal – Como funciona?

Através deste programa os jovens portugueses que terminem ou tenham terminado o 12.º ano podem viajar de forma gratuita. Os jovens podem viajar durante 7 dias através de

*As Pousadas de Juventude de Melgaço, Viseu, Serra da Estrela, Braga, Setúbal e Arrifana não estão incluídas.

Que jovens podem beneficiar deste programa?

Podem beneficiar do ANDA todos os jovens que terminam o ensino secundário nos anos letivos desde 2022/2023 a 2024/2025. Importa referir que não há limite de idade.

Há prazos a respeitar?

Sim! O Governo esclarece que:

  • Os jovens que tenham concluído o ensino secundário no ano letivo 2022/2023 terão entre 8 de janeiro de 2024 e 8 de janeiro de 2025 para usufruir do projeto;
  • Os jovens que concluam o ensino secundário no ano letivo 2023/2024 têm entre 5 de julho de 2024 e 4 de julho de 2025 para usufruir do projeto;
  • Os jovens que concluam o ensino secundário no ano letivo 2024/2025 terão entre 5 de julho de 2025 e 4 de julho de 2026 para usufruir do projeto.

Como funciona a inscrição?

Para terem acesso ao ANDA é necessário solicitar o voucher ANDA. Para tal, é necessário aceder ao portal ANDA , selecionar a opção “Pede o teu Voucher” e fazer login através da Chave Móvel Digital. Depois, é necessário preencher os dados solicitados.

ANDA Conhecer Portugal

Se depois do login aparecer a mensagem “Lamentamos. O teu certificado de habilitações não te permite obter este voucher“, isso pode significar que:

  • O 12º ano não foi concluído;
  • O 12º ano não foi concluído nos anos definidos para o ANDA, ou seja, 2022/2023 a 2024/2025;
  • Ainda não houve transmissão da informação entre a escola e o Ministério da Educação

Apesar do voucher ficar disponível no imediato, é necessário aguardar dois dias úteis para utilizá-lo na CP. Relativamente às reservas da pousada, é possível utilizar o voucher no imediato.

Se restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte o guia de “Perguntas Frequentes” disponível no portal ANDA. 

_

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *