Mediador de Seguros, uma profissão com futuro

Escrito por Conselhos do Consultor

05.11.16

}
3 min de leitura

O trabalho de um mediador de seguro vai muito mais além de umas simples vendas, implica todo um trabalho diário a nível da gestão das carteiras de clientes, de forma a não desaproveitar os mesmos.

Para singrar na área é necessário abrir os horizontes, de maneira a oferecer ao seu cliente um leque alargado de opções, tentando sempre transmitir que, nem sempre, aquilo que parece mais fácil ou barato é, realmente, o melhor. É lhe sempre exigido um trabalho intenso de esclarecimento, informação e proteção dos intervenientes, sendo uma mais-valia para o mediador, ser dono de uma relação interpessoal bem acima da média. Para que haja uma boa relação de mediador-cliente é muito importante que haja uma confiança mútua entre os parceiros, sendo assim um trunfo para o mediador de seguros poder assim alargar os seus contactos no meio e salvaguardar qualquer contratempo futuro.
Posto isto, para se conseguir respeito por parte da seguradora e, posteriormente, ver as suas vantagens aumentadas, é necessário realizar um acompanhamento e dedicação profunda de todos os casos em que se envolve, criando assim uma boa carteira de cliente, tornando esta numa profissão bastante aliciante e com um futuro risonho.

O futuro da mediação de seguros

A mediação de seguros mudou bastante nos últimos anos. Resultado do aumento da afluência e da exigência, o negócio tem sofrido uma evolução negativa, aliado às elevadas expectativas dos consumidores, combinadas com a maior sofisticação dos mercados financeiros, esta atividade tem demonstrado ser uma atividade exigente, que obriga a uma persistente atualização dos conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, de maneira a acompanhar o desenvolvimento da complexidade do mercado e, consequentemente, ao aumento do grau a nível da exigência por parte dos clientes.
Prevendo-se a continuação de uma vasta série de mudanças nesta área, certo é que o setor segurador tem tudo para continuar a cumprir um papel bastante importante no desenvolvimento das diferentes áreas sociais, económicas e financeiras. Para além disso, a atividade de mediação cumpre um serviço importante na ligação com os clientes, por isso, continuará a corresponder de forma positiva às expectativas de todos os intervenientes.
Relativamente à profissionalização da área, esta é uma atividade com um grau profissional bastante digno, recordando que antigamente existiam à volta de 40 mil mediadores inscritos e, nos últimos dez anos, esse número diminuiu para cerca de 25 mil mediadores. Apesar de ter sofrido esta redução na última década, é indiscutível que o setor tem sentido uma melhoria a nível da organização e planeamento, podendo assim encarar os desafios futuros de forma positiva.

Como ser mediador de seguros

Há diversas formas de realizar esta atividade, seja em part-time ou full-time. Tudo depende da disponibilidade e flexibilidade de cada um e, principalmente, da maneira como cada um se compromete com a área, havendo sempre a hipótese de conciliar com outra atividade, optando assim por um formato de trabalho em part-time.
Neste momento, o setor da mediação de seguros conta com mais de 87% dos seus profissionais com formação no ensino secundário e superior.
Para tal, um curso de mediação de seguros é uma das formas de conseguir seguir por uma profissão relacionada com a área seguradora. Gostava de ter um negócio rentável e de futuro como empresário na mediação de seguros?
O profissional da mediação de seguros só poderá trabalhar nos ramos em que está habilitado, podendo enveredar por uma carreira de Agente de Seguros, Corretor de Seguros ou Mediador de Seguros dos Ramos Vida ou Não-Vida. Para tal, é necessário realizar uma formação obrigatória, nomeadamente um curso de Mediador de Seguros. Sendo necessário que esse curso seja reconhecido pelo Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, validando assim o ingresso na Atividade de Mediação de Seguros.

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Outros Conselhos do Consultor

18 Comments

  1. Fernanda

    Olá! Sou Brasileira, e tenho o curso completo aqui no Brasil(susep) tenho a corretora pessoa jurídica e atuo no mercado já a há 10 anos Brasil, minha susep tem validade no país de vcs para comercializar seguros por aí?? Quero maiores informações!!!obrigada

    Reply
    • CFinanceiro

      Não tem Fernanda. Tem de voltar a fazer! Mas na maioria das vezes ao trabalhar nas companhias ou em mediadores consegue fazer o curso online.

      Reply
  2. LUIS CARLOS GERMANIO

    Bom dia prezados! Sou luso-brasileiro com formação em comércio exterior. Tenho pensado muito juntamente com minha família que também tem cidadania, ir viver em Portugal. Acham que seria possível atuar e sobreviver como ” Mediador de Seguros” ai, e saberiam me informar também se há algum curso on line em Portugal que pudesse fazer por aqui? Grande abraço e obrigado.

    Reply
    • CFinanceiro

      Olá Luis,
      Sim há várias forma de fazer o curso online embora o teste final tem de ser presencial! Normalmente as companhias de seguro proporcionam o mesmo curso a quem pretende trabalhar com elas. E sim é possivel sobreviver como mediador de seguros em Portugal! 😉
      Recomendamos que peça mais informações a uma rede que está a crescer bastante em Portugal https://www.conselhosdoconsultor.com/dsseguros
      Qualquer dúvida, disponha!

      Reply
  3. Júlio César Santos

    Boa tarde: Estava interessado em mudar de companhia. Aceitam mediadores já com carteira?

    Reply
    • CFinanceiro

      Olá Júlio,
      A DS Seguros aceita mediadores já com carteira! 😉

      Reply
  4. Rui Domingos

    Tenho curiosidade em saber o sistema remuneratório do sector. existe remuneração base, vulgo salário ou funciona tudo por produtividade e consequente comissão? obrigado!

    Reply
    • CFinanceiro

      Olá Rui,
      Depende, há empresas que trabalham apenas com comissões como é o caso da DS Seguros. Há empresas que conjugam remuneração base com comissões.

      Reply
  5. Vera luzes

    Boa tarde.
    Tenho o 12. ano com o curso de tecnico de apoio à gestão, para integrar numa carreira de mediadora de seguros o que necessito de fazer?
    Obrigada

    Reply
  6. Ana Gonçalves

    Boa tarde,
    Eu neste momento estou como agente exclusiva de uma seguradora inclusive tirei o curso através da seguradora. É possível trabalhar com outras companhias ?
    Cumprimentos

    Reply
  7. CFinanceiro

    Se está exclusiva, não Ana! Pelo menos na duração do contrato. O que diz o seu contrato com a seguradora sobre isso?

    Reply
  8. Ines Oliveira Andrade

    ola boa tarde sabe alguma seguradora que para alem das comissões , tenha a remuneração do salário base?

    Reply
  9. Patrick

    Boa tarde, gostaria de trabalhar por conta própria em part-time, quais são as melhores empresas?

    Reply
  10. SANDRO CORREA

    Vocês teriam alguma apostila ou material para estudo? Gostaria de estudar antes de fazer o curso e esse material seria de ajuda.

    Reply
  11. Dayse Constantino

    Boa tarde,
    Estou terminando uma Formação de Mediador de Seguros. Qual os próximos passos para fazer o registro na ASF e ingressar na carreira?

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *