Ainda são muitos os portugueses que necessitam de renovar o Cartão de Cidadão ou Passaporte. Para tentar o problema, o Governo avança agora os horários alargados para a renovação destes documentos.
Depois do regime de “Casa Aberta” para renovação do Cartão de Cidadão e Passaporte, e perante a elevada adesão, o Governo decidiu alargar os horários de atendimento em alguns serviços. Importa relembrar que os documentos expirados após o dia 20 de fevereiro de 2020 só se mantêm válidos até ao final do ano. O prolongamento da validade foi uma medida criada no âmbito da pandemia, que vai agora chegar ao fim.
Lojas de cidadão com horário alargado – Como vai funcionar?
Entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, algumas Lojas de Cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado (IRN) vão ter o seguinte horário:
- 2ª a 6ª feira: 8h às 20h
- Sábados: 8h às 15h
E quais são essas lojas/balcões?
- Loja de Cidadão das Laranjeiras
- Loja de Cidadão de Marvila
- Loja de Cidadão de Odivelas
- Loja de Cidadão do Porto
- Loja de Cidadão de Vila Nova de Gaia
- Loja de Cidadão de Coimbra
- Loja de Cidadão de Braga
- Loja de Cidadão de Faro
- Balcões do IRN no Campus da Justiça (Lisboa)
Caso queira deslocar-se a uma destas lojas/balcões, o melhor é então pesquisar pela Loja de Cidadão que pretende na página Locais de Atendimento de Serviços Públicos e tirar uma senha digital.
Quais os serviços disponíveis no horário alargado?
- Renovação e levantamento do Cartão de Cidadão
- Pedidos, renovação e levantamento de passaportes.
Cartão de Cidadão – Renovação automática continua em vigor
Segundo o comunicado do Governo, para “os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos atualizados, mantém-se a possibilidade de optarem pela renovação automática do CC, com o envio automático da carta PIN com referência MB para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respetiva morada”. A renovação automática acontece 60 dias antes do fim do prazo de validade do Cartão de Cidadão.
_
Leia também: Cartão de Cidadão e outros documentos com novos prazos de validade