App Denúncia de Estacionamento – Como funciona?

Conselhos do Consultor
2023-05-30
2 minutos
0 Comentários
Denúncia Estacionamento

Já pode denunciar de forma simples as situações de estacionamento proibido, indevido ou abusivo. Conheça a app “Denúncia de Estacionamento”.

Está disponível uma aplicação móvel que permite a denúncia de veículos mal estacionados ou abandonados. De acordo com João Pimentel, o criador da aplicação, “a Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada”, acrescentando que, em Lisboa, só nos primeiros três meses de atividade foram levantados 1332 autos com esta origem.

App “Denúncia de Estacionamento” – Como funciona?

A app “Denúncia de Estacionamento” está disponível na Google Play e na App Store e pode ser utilizada por qualquer cidadão.

Denúncia Estacionamento

Depois de instalar a app no seu telemóvel, quando for necessário fazer a denúncia deve preencher os dados solicitados sobre o estacionamento indevido: dados do veículo, data e local, tipo de ocorrência e imagens. Pode consultar aqui a lista de infrações no estacionamento que podem ser denunciadas na app.

Depois da denúncia, “o alerta é feito à autoridade – PSP, GNR ou Polícia Municipal – que se encontre mais perto do local da ocorrência, ou, se o utilizador quiser, é enviado um e-mail geral à PSP ou GNR”, tal como explica João Pimentel em declarações ao Polígrafo da SIC.

Nota importante: a polícia não aceita denúncias anónimas nesta situações pois o denunciante deve ser também testemunha. Isto acontece também a quem vai diretamente a uma esquadra para apresentar queixa.

O criador da app também explicou que “inicialmente a ANSR [Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária] emitiu um comunicado às polícias a propósito da app, a referir que os denunciantes teriam que ir à esquadra identificar-se”, mas depois desenvolveu meios para os utilizadores se “autenticarem através da Chave Móvel Digital, que, para efeitos legais, é equivalente à presença requerida“.

_

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *