Para tentar travar o aumento dos preços dos bens essenciais e da energia, o Governo aprovou um conjunto de medidas excecionais. Saiba quais são.
O Governo anunciou esta segunda-feira, 11 de abril, as medidas de apoio aprovadas em Conselho de Ministros extraordinário para travar o aumento de preços que se tem verificado. As novas medidas destinam-se a “conter o aumento dos preços energéticos e agroalimentares”, tal como se pode ler no comunicado do Governo.
Aumento dos Preços – Quais são as novas medidas de apoio para travar o aumento dos preços?
As medidas de apoio anunciadas pelo governo para travar o aumento dos preços dividem-se em quatro eixos: contenção dos preços da energia, apoios à produção, apoios às famílias e aceleração da transição energética.
1º – Contenção dos Preços da Energia
A primeira medida é a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente à redução do IVA para 13%. Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais “Uma vez que ainda não temos luz verde de Bruxelas em relação à descida da taxa do IVA, o que vamos fazer é assegurar que os portugueses, quando vão à bomba de gasolina, na sua conta final pagarão o combustível como se tivesse uma taxa de IVA de 13% e não como se tivesse uma taxa de IVA de 23%, através de uma redução correspondente na taxa de ISP”.
Importa ainda esclarecer que esta medida vem substituir o Autovoucher. Ou seja, o apoio de 20 euros em vigor termina no final do mês de abril.
Para além dessa medida, o Governo anunciou ainda:
- Introdução do mecanismo que resulta da proposta ibérica de limitação dos impactos da subida do preço do gás no custo da eletricidade:
- Menos 690 milhões de euros/mês nos custos da energia em Portugal para empresas e famílias, por via da limitação dos lucros inesperados e extraordinários das empresas geradoras de eletricidade.
- Suspensão do aumento da taxa de carbono até junho e reavaliação trimestral até ao final do ano sem reposição integral:
- Menos 5 cêntimos/litro até junho.
2º – Apoios à Produção, Agricultura e Pescas
Relativamente às medidas de apoio à produção para empresas, foi anunciado:
- Criação do gás profissional para abastecimento do transporte de mercadorias;
- Flexibilização de pagamentos fiscais e diferimento das contribuições para a segurança social dos setores mais vulneráveis;
- Subvenção para apoiar o aumento dos custos com gás das empresas intensivas em energia, que chegará a 3.000 empresas através de 160 milhões de euros de apoio;
- Redução das tarifas elétricas para as empresas eletrointensivas;
- Desconto de 30 cêntimos por litro nos combustíveis para o Setor Social;
- Isenção temporária do IVA dos fertilizantes e das rações;
- Redução do ISP sobre o gasóleo colorido e marcado agrícola até ao final do ano (menos 3,432 cêntimos/litro);
- Mobilização de 18,2 milhões de euros de recursos nacionais para mitigar custos acrescidos com a alimentação animal e fertilizantes;
- Utilização dos saldos transitados do Fundo de Compensação Salarial do setor das pescas para apoiar os aumentos dos custos de produção.
3º – Apoios às Famílias
As medidas de apoio às famílias são relativass a dois apoios anunciados anteriormente pelo Governo: o apoio de 60 euros para apoio a compra de bens alimentares e o apoio de 10 euros para a compra de botijas de gás. Inicialmente estes dois apoios apenas eram destinados às famílias com Tarifa Social de Eletricidade. Contudo, o Governo decidiu alargar os apoios a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas.
E como se pode beneficiar destes apoios?
Se as regras se mantiverem iguais ao anunciado anteriormente, os 60 euros são pagos de forma automática pela Segurança Social e os 10 euros são pagos nos balcões CTT. No caso dos 10 euros é preciso apresentar um comprovativo da Tarifa Social de Eletricidade ou da prestação social mínima e ainda a fatura da botija de gás.
4º – Aceleração da Transição Energética
Por fim, as medidas para a aceleração da transição energética são:
- Redução da taxa mínima do IVA dos equipamentos elétricos;
- Agilização do licenciamento de painéis solares;
- Simplificação dos procedimentos relativos à descarbonização da indústria;
- Reforço de 46 milhões de euros para instalação de painéis fotovoltaicos em 2022 e 2023 (agroindústria, exploração agrícola, aproveitamentos hidroagrícolas).
Pode consultar em detalhe todos as medidas no portal do Governo.
_
Leia também: Novo apoio para famílias carenciadas já em abril