Como alterar a morada oficial no Cartão de Cidadão

Escrito por Cláudia Oliveira

21.09.22

}
3 min de leitura
Morada Cartão Cidadão

Mudou de residência e precisa de alterar a sua morada oficial? Descubra como alterar a morada através do cartão de cidadão.

Se precisa de alterar a sua morada oficial, pode fazê-lo através do cartão de cidadão. Ao fazê-lo desta forma, a nova morada fica também disponível para as entidades como a Segurança Social, Finanças ou o Serviço Nacional de Saúde. Para tal, vai precisar de ter consigo os códigos PIN do seu Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital.

Como alterar a morada oficial no Cartão de Cidadão?

Pode alterar a morada oficial no cartão de cidadão de duas formas:

  • Online, no portal ePortugal
  • Fisicamente, nos Espaços Cidadão ou nos balcões de atendimento do Cartão de Cidadão

Se optar por alterar fisicamente, deve consultar os locais de atendimento disponíveis na sua localidade (se possível, deve agendar o atendimento).

Se preferir realizar o pedido online, deve então seguir estes passos:

1) Entre nesta página do portal ePortugal e faça login com o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital;

Alterar Morada Cartão Cidadão

2) Leia com atenção as instruções e clique em “Seguinte“;

3) Preencha os dados solicitados. Se quiser alterar a morada para outra pessoa, (por exemplo, um filho menor), deve selecionar a opção “Em nome de um terceiro”. No fim, clique em “Seguinte“;

4) Se quiser, selecione as entidades para as quais pretende que a morada também seja alterada, preencha os dados e clique em “Seguinte“;

5) Introduza o código postal e clique na lupa. Confirme os dados e clique em “Ok“. Depois, deve preencher todos os dados da morada e clicar em “Seguinte“;

6) Por fim, confirme os dados que preencheu e selecione “Sim” e depois em “Seguinte“.

Depois de submeter o pedido, vai receber um email de notificação com o estado do pedido. Depois, se o pedido for concluído com sucesso, receberá na nova morada uma carta de confirmação no prazo de cerca de cinco dias úteis para concluir a alteração. Quando receber essa carta, tem de confirmar a nova morada dentro do prazo indicado na carta. Pode fazer essa confirmação no portal ePortugal em “Cartão > Morada” (vai precisar de um leitor de cartões para o cartão de cidadão e do código PIN) ou pode levar a carta a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão.

Caso não se lembre dos códigos do Cartão de Cidadão ou se perdeu a carta PIN, deve pedir a recuperação do código PUK (Chave de Desbloqueio do PIN) nos balcões de levantamento do Cartão de Cidadão. Com o PUK pode depois escolher os novos códigos PIN.

Nota importante: tal como já referimos, ao alterar a morada no cartão de cidadão, altera automaticamente a morada nas seguintes entidades/serviços: Serviço Nacional de Saúde, Segurança Social, Finanças e recenseamento eleitoral. Ou seja, não vai precisar  de comunicar a nova morada a estas entidades/serviços.

Qual o custo da alteração de morada?

Se optar por fazer online, não existe qualquer custo. Nos balcões de atendimento do cartão de cidadão o custo é de 3€ e nos Espaços Cidadão é gratuito.

Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte a informação disponível no portal ePortugal.

_

Leia também: Comprovativo de Morada Fiscal – Onde e como obter?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.