A Segurança Social lançou um novo canal digital destinado ao registo de pedidos de informação. Conheça o balcão e-Clic.
A Segurança Social criou o balcão digital e-Clic com o objetivo de disponibilizar um canal de contacto mais direto com os cidadãos. De acordo com o comunicado oficial do Governo, o novo balcão permite registar pedidos de informação, esclarecimento de dúvidas e pedidos de documentos “sem ter de recorrer aos serviços presenciais”. Na prática, pretende-se que a comunicação com a Segurança Social se torne mais simples e célere.
e-Clic – Como funciona o novo balcão digital da Segurança Social?
O e-Clic destina-se exclusivamente ao registo de pedidos de informação. Ou seja, sempre que precisar de contactar a Segurança Social pode usar esta opção. Depois de registar o pedido de informação, pode acompanhar o tratamento dos seus pedidos e consultar todos os pedidos enviados.
Para além dos pedidos de informação sobre qualquer tema da Segurança Social, pode recorrer ao e-Clic para apresentar uma reclamação. Sobre isto, a Segurança Social esclarece que “sempre que entenda que existem eventuais situações de ilegalidade ou irregularidade decorrentes de ações ou omissões dos vários organismos da Segurança Social e que os seus direitos não foram devidamente assegurados pode apresentar queixa ou reclamação, no canal e-Clic”.
Como utilizar o e-Clic?
O e-Clic está disponível permanentemente no portal da Segurança Social Direta. Para registar um pedido, deve seguir estes passos:
1) Aceda ao portal da Segurança Social Direita e inicie sessão. Pode fazê-lo através do seu NISS e palavra-chave ou então através da Chave Móvel Digital;
2) Clique no logo do e-Clic:
3) Selecione a opção “Criar pedido“:
4) Na criação do pedido vai precisar de preencher:
- Descrição do pedido: aqui escreve a sua dúvida ou pedido de informação;
- Definir tema: deve indicar o evento de vida, assunto e motivo. Por exemplo: se o pedido é relativo ao pagamento de contribuições, deve escolher “Pagamentos” no evento de vida, “Pagamento de Contribuições” no assunto e, por exemplo, “Esclarecer dúvidas sobre a minha situação” no motivo.
- Anexar documentos: pode adicionar algum documento complementar ao seu pedido de informação (não é obrigatório).
5) Por fim, basta ler o resumo do pedido e clicar em “Submeter pedido“.
Depois do registo, deve aguardar por uma resposta da Segurança Social. Pode acompanhar e consultar os pedidos na mesma área do e-Clic no portal da Segurança Social.
Se lhe restar alguma dúvida, aconselhamos que assista ao vídeo explicativo da Segurança Social:
_
Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Este novo meio de comunicação e-Clic balcão digital parece ser muito útil.
Quero recusar a pensão por invalidez que me foi atribuída, o que fazer?
Boa tarde, a minha mãe tem o complemento por dependência 1 grau, gostava de saber se existe forma de ter de 2 grau.