Entrar novamente no mercado de trabalho com mais de 55 anos pode ser um verdadeiro desafio. A organização 55+ pode ajudar.
Ficar sem emprego depois dos 55 anos pode ser uma situação complicada. Em primeiro lugar porque ainda se está longe da idade da reforma. Depois, porque o mercado de trabalho tende a evitar a contratação de pessoas com mais idade, apesar de toda a experiência e conhecimento que possuem. A pensar nesta problemática, foi criada a a organização 55+ . Esta organização dedica-se exclusivamente a apoiar a contratação dos profissionais com mais de 55 anos. Se é o seu caso, entenda a seguir como se pode inscrever e candidatar às ofertas de emprego disponíveis nesta organização.
Como funciona a organização 55+?
A organização 55+ é uma entidade de economia social que surge com o objetivo de prevenir a inatividade das pessoas com mais de 55 anos em consequência de desemprego ou reforma. O objetivo é “valorizar, ativar e integrar estas pessoas, reconhecendo os seus saberes e competências e transformando-os em serviços úteis para a comunidade”, tal como se pode ler no portal da 55+.
Através do portal da 55+, as pessoas com mais de 55 anos podem-se inscrever como “especialistas 55+”. Depois, passam por uma série de avaliações para garantir que estão aptas a prestar os diferentes serviços disponíveis. Os serviços disponíveis no portal podem ser solicitados por qualquer pessoa, neste caso por qualquer cliente da 55+. Para além dos serviços remunerados, a organização também promove workshops, convívios e formações para os especialistas 55+.
Quais são as tipologias de emprego disponíveis?
A organização 55+ disponibiliza um conjunto de serviços no portal a serem desempenhados pelos especialistas 55+:
- Refeições ao domicílio (feitas em casa do cliente);
- Companhia de animais de estimação (passeios diários ou ficar com eles durante as férias do cliente);
- Acompanhamento de crianças (em casa, deslocações para escola, ATL, ou rotinas diárias);
- Acompanhamento de seniores (companhia, fazer atividades, dar uma volta ao bairro ou acompanhar em deslocações ao médico);
- Aulas de música (guitarra, violino ou outro instrumento);
- Aulas de línguas (português, inglês, espanhol ou francês);
- Jardinagem (manutenção ou criação de varandas/jardins);
- Pequenas Reparações (pendurar candeeiros, quadros, pinturas, pequenos isolamentos, etc.);
- Reparações Especializadas (eletricidade, carpintaria, canalização, etc.);
- Costura (Pequenos arranjos de costura, possibilidade de recolha e entrega na sua casa);
- Passar a Ferro (para tratar da sua roupa na sua casa ou com recolha e entrega da mesma);
- Limpezas (serviço regular ou pontual de limpeza de casas privadas, condomínios ou escritórios).
Apesar desta lista que consta no portal da 55+, qualquer possível cliente pode sugerir novos serviços tendo em conta a suas necessidades. Depois, a organização analisa as capacidades dos diferentes especialistas para perceber se tem alguém que se enquadra no serviço.
Como fazer a inscrição?
Para se inscrever para ser um especialista da organização 55+ deve preencher este formulário disponível no portal da organização:
Depois de preencher o formulário, o processo decorre desta forma:
- Aguarda o agendamento da validação dos seus serviços;
- Presta os serviços solicitados pelos clientes: a 55+ serve como intermediária entre o cliente e o especialista. Ou seja, sempre que surgir um pedido de serviço, a 55+ entra em contacto com o especialista;
- Recebe o pagamento pelos serviços: o pagamento realiza-se mensalmente.
Também se pode inscrever como especialista por e-mail (info@55mais.pt) ou por telefone / WhatsApp (930 55 65 75).
_
Leia também: BEP: saiba como se candidatar aos empregos do Estado
Como funciona o pagamento?
O valor do serviço é pago pelo cliente diretamente à 55+, sendo que cada serviço tem um valor/hora definido. Depois, o pagamento ao especialista é feito mensalmente consoante o volume de serviços realizados.
Se lhe restar qualquer dúvida, não deixe de consultar toda a informação disponível no portal da 55+ e, se necessário, entre em contacto com a organização.
_
Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!