Se está descontente com o atual comercializador de eletricidade e/ou gás e quer mudar, então é importante saber como escolher um novo comercializador.
A subida do gás e eletricidade tem um impacto muito significativo para a maioria das famílias portuguesas. Seja pelo aumento dos preços ou pela má qualidade do serviço, é um direito do cliente mudar de comercializador para outro que ofereça melhores condições. Nesse sentido, o ideal será sempre recorrer a um simulador para conseguir comparar as diferentes ofertas antes de escolher.
Eletricidade e Gás – Como escolher um novo comercializador?
Para fazer uma escolha informada de um novo comercializador, o cliente deve sempre utilizar um simulador de comparação de preços. Uma boa ajuda é o simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O simulador de preços de energia da ERSE reúne todas as ofertas do mercado liberalizado em Portugal Continental para as seguintes características:
- Eletricidade: potências contratadas até 41,4 kVA
- Gás Natural: consumos anuais até 10 000 m3
Isto significa que “as ofertas apresentadas no simulador abrangem a totalidade dos consumidores domésticos”, conforme explica a ERSE.
Para utilizar o simulador, deve escolher qual dos seguintes consumos necessita de comparar:
O simulador permite-lhe realizar dois tipos de simulação:
- Simulação rápida: escolha entre os três casos pré-preenchidos (casal sem filhos, casal com 2 filhos, etc) o que melhor corresponde à sua situação ou indique o valor da sua fatura (sem IVA e impostos). Depois, o simulador preenche de forma automática os dados que melhor correspondem à sua situação;
- Simulação personalizada – aqui precisa de preencher todos os seus dados de consumo a partir da sua fatura atual. Aqui pode ter que indicar, dependendo do consumo que escolheu, a potência contratada, opção horária, código postal, período de faturação e o valor de consumo.
Depois dos resultados serem apresentados, pode ainda editar alguns filtros para ter uma pesquisa mais personalizada (por exemplo: tipo de faturação, valor mensal ou anual, tipo de pagamento, etc). Há também um campo importante a assinalar: deve indicar se quer “Contratar Eletricidade e Gás Natural com um único Comercializador”:

Para cada resultado gerado, pode clicar no botão “Saber +” no canto inferior direito para conhecer os detalhes da oferta do comercializador.

Um conselho importante da ERSE antes de utilizar o simulador:
Como os preços das ofertas comerciais no mercado liberalizado dependem, em parte, das tarifas aprovadas anualmente pela ERSE, como é o caso das tarifas de acesso às redes, aconselha-se o consumidor a fazer, pelo menos, duas simulações de preços por ano. Dado o calendário de aprovação das tarifas da ERSE, recomenda-se o final de janeiro, para a eletricidade, e o final de outubro, para o gás natural.
Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte o “Manual do simulador” e o tutorial em vídeo da ERSE.
Duas alternativas ao Simulador da ERSE
Para além do simulador da ERSE, também pode realizar as simulações através de:
1) Simulador de Energia da DECO PROTESTE
O simulador da DECO conta também com os três tipos de consumo (eletricidade, gás natural ou eletricidade e gás natural). Pode optar por selecionar um dos cenários de consumo pré-definidos pela DECO: moderado (até 3 pessoas em casa), intensivo (3 ou mais pessoas em casa) ou intensivo + mobilidade elétrica. Em alternativa pode detalhar os dados do seu consumo doméstico atual.
2) Simulador Poupa Energia – ADENE
O simulador Poupa Energia, gerido pela ADENE (Agência para a Energia), tem por base os “consumos típicos para as opções selecionadas e preços do mercado regulado”, conforme explica a ADENE. O simulador conta também com os três tipos de consumo: eletricidade, gás ou eletricidade e gás.
_
O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.


