Descubra quanto pode receber de prestações de parentalidade através do novo Simulador da Segurança Social.
Os progenitores podem beneficiar de um conjunto de prestações de parentalidade atribuídas pela Segurança Social. Estas prestações destinam-se a compensar a perda de rendimentos de trabalho durante a licença por nascimento, adoção de um filho ou outras situações específicas.
No sentido de garantir alguma previsibilidade às famílias sobre o seu direito a estes apoios, a Segurança Social criou o Simulador de Parentalidade. Este simulador é gratuito e permite calcular de forma imediata o valor estimado a receber.
Simulador de Parentalidade

O Simulador de Parentalidade está disponível online no portal da Segurança Social e é totalmente gratuito. A principal finalidade desta simulador é ajudar as famílias a perceberem qual o valor previsível para as seguintes prestações de parentalidade:
- Subsídio Parental
- Subsídio Parental Alargado
- Subsídio Social Parental
Para utilizar o simulador deve preencher algumas informações sobre:
- Local de residência
- Situação perante a Segurança Social
- Agregado familiar (número de elementos, património mobiliário, valor dos rendimentos…)
- Situação parental / licença parental / extensão da licença
Depois de preencher o simulador, consegue visualizar o valor estimado a receber e ainda guardar essa simulação.
Sobre os resultados da simulação, a Segurança Social clarifica que:
- Este simulador é aplicável a progenitores ou a outros titulares do direito de parentalidade que estão de licença por nascimento de filho ocorrido nos últimos 6 meses ou 6 anos no caso do subsídio parental alargado. Incluem-se também padrinhos no âmbito do Apadrinhamento Civil.
- As prestações incluídas no âmbito deste simulador não são acumuláveis com o Subsídio de Desemprego, o Subsídio de Doença e com prestações concedidas no âmbito do subsistema de solidariedade (exceto Rendimento Social de Inserção e Complemento Solidário para Idosos).
- Se reside, trabalha ou trabalhou no estrangeiro, os resultados desta simulação podem não refletir com precisão a sua situação específica.
Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte toda a informação relativa aos apoios à maternidade/paternidade no portal da Segurança Social.
_