EVA – Plataforma de apoio aos consumidores de energia

Escrito por Conselhos do Consultor

12.06.24

}
3 min de leitura
Plataforma EVA da DECO Proteste

Quer poupar na fatura da energia? Conheça a plataforma EVA da DECO!

A DECO Proteste desenvolveu uma plataforma informativa para apoiar os consumidores a poupar na fatura da energia. A plataforma EVA (Energy Virtual Assistant) surge em parceria com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e disponibiliza informação, formação e ainda assistência virtual aos consumidores. O objetivo é apoiar os consumidores para que consigam reduzir o consumo de energia e, por consequência, a fatura mensal. Descubra a seguir como funciona.

Plataforma EVA – Como funciona?

Plataforma EVA da DECO

 

A plataforma EVA disponibiliza um conjunto de informação sobre os diferentes temas relacionados com o consumo mais eficiente de energia. A informação está dividida em 8 grandes temas:

  1. Energia
  2. Apoios e Benefícios
  3. Contratos e Faturas
  4. Equipamentos
  5. Conforto em Casa
  6. Renovar a Casa
  7. Poupar Energia
  8. Energias Renováveis

Em cada um destes temas é disponibilizada informação que contempla dicas práticas de poupança e ainda os direitos e deveres dos consumidores. Esta informação é útil para reduzir no consumo e poupar na fatura mensal, mas também para dar a conhecer os apoios que existem e os direitos dos consumidores perante algum problema com o comercializador de energia.

Plataforma EVA da DECO

Para além da parte informativa, a plataforma EVA disponibiliza ainda uma academia e uma comunidade:

Academia EVA

Academia EVA da DECO

Na academia EVA são disponibilizados 4 cursos gratuitos online: Energia Sustentável, Gerar Consumos, Casa Confortável e Produzir Energia. Estes cursos têm como objetivo aumentar a literacia energética dos consumidores de uma forma mais prática e interativa.

Para realizar os cursos, é apenas necessário criar uma conta na plataforma. No final, é possível obter um certificado de participação.

Comunidade EVA

Comunidade EVA da DECO

Na comunidade EVA é possível partilhar as dúvidas e experiências com os especialistas. Para participar na comunidade, também é necessário criar um registo na plataforma.

A par destas funcionalidades, a plataforma EVA conta ainda com um chatbot – a EVA – “permanentemente acessível e que guiará os consumidores, numa caixa de conversação automatizada, no esclarecimento das suas dúvidas e questões, com informação rigorosa e adequada às necessidades de cada um”, conforme se pode ler na plataforma. Isto significa que, se tiver alguma dúvida relacionada ao consumo de energia ou à faturação, basta recorrer ao chatbot.

Chatbot EVA da DECO

Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte a informação disponível na plataforma EVA.

_

Leia também: Tarifa Social de Eletricidade – Quem tem direito? Qual o desconto?

Eletricidade e Gás – Como escolher um novo comercializador?

Se o atual comercializador não lhe garante um bom serviço e/ou pratica preços mais elevados do que os concorrentes, é importante procurar uma nova opção. Lembre-se que é um direito seu trocar de comercializador para um que lhe ofereça condições mais vantajosas. Antes de escolher, pode usar alguns dos simuladores disponíveis online. Estes simuladores permitem-lhe comparar diferentes ofertas consoante as suas necessidades de consumo de energia. Consulte o artigo ” Eletricidade e Gás – Como escolher um novo comercializador?” para conhecer alguns desses simuladores.

_

O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *