A partir de agora já pode receber as faturas por e-mail através do novo serviço do Governo “Faturas Sem Papel”. Saiba como aderir.
Com o objetivo de reduzir o consumo de papel e facilitar a receção de faturas e a sua organização, o Governo decidiu criar o novo serviço Faturas Sem Papel. Este novo serviço está inserido nas medidas Simplex, um programa que visa a simplificação, modernização e inovação de diferentes serviços públicos. Para colocar em prática o novo serviço, é necessário que os dois lados, contribuinte e comerciante, aderiam à iniciativa. A seguir explicamos-lhe como pode aderir e usar o Faturas Sem Papel.
Como funciona o serviço Faturas Sem Papel?
Através do serviço Faturas Sem Papel pode optar por receber as faturas através do seu e-mail. Para tal, a fatura deve ser passada com Número de Identificação Fiscal (NIF) nos estabelecimentos aderentes.
Como aderir?
Para aderir, deve seguir estes passos:
1) Aceder ao portal ePortugal e fazer login com a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão;
2) No menu lateral esquerdo escolha a opção “Faturas sem Papel” e depois clique no botão “Cidadão“:
3) Indique o e-mail para o qual pretende receber as faturas e depois basta ler e aceitar os termos e condições. Por fim, clique em “Aderir“:
4) Vai receber um código de validação no e-mail que indicou. Aceda ao seu e-mail, copie esse código e coloque no campo “Código de Validação” e depois clique em “Aderir“:
5) Por definição, a plataforma define um PIN de segurança de acesso às faturas. O PIN predefinido são os últimos 4 números do seu NIF. Se quiser, pode alterar esse PIN na opção “Alterar código PIN” (pode fazê-lo no momento de adesão ou em qualquer momento nesta área do portal). Caso não queira usar nenhum PIN para aceder às faturas, pode selecionar a opção “Desativar código PIN“.
6) Por fim, clique em “Continuar” para finalizar a adesão.
Se quiser, pode mais tarde alterar o e-mail ou o PIN de segurança na mesma área do portal em “Configurações”. Na área Faturas Sem Papel do portal pode ainda controlar quantas faturas já foram enviadas para o e-mail:
Lembre-se que as faturas devem ter sempre o NIF e este serviço apenas está disponível nos estabelecimentos aderentes. Como este é um serviço recente, a maioria dos estabelecimentos ainda não permite o envio das faturas por e-mail. Contudo, o objetivo é que a médio prazo os contribuintes e as empresas se adaptem ao serviço para reduzir o consumo de papel e facilitar a gestão das faturas.
Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte toda a informação disponível no portal ePortugal.
_
Leia também: e-fatura: Fisco lança nova App para verificar faturas