“Finanças para Todos ” – Programa Gratuito de Literacia Financeira

Escrito por Conselhos do Consultor

16.04.24

}
4 min de leitura
Finanças para Todos - Programa de Literacia Financeira

“Finanças para Todos” é um programa gratuito da Universidade Nova SBE que lhe permite melhorar a literacia financeira. Saiba como se inscrever.

Consolidar os conhecimentos em finanças pessoais é a melhor estratégia para garantir os seus direitos e tomar decisões informadas e vantajosas para as suas finanças. Portugal continua a ser um dos países que está abaixo da média no que se refere aos conhecimentos financeiros, conforme consta nos resultados do inquérito realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em 2023.

Para contrariar estes resultados, é necessário promover diferentes recursos de educação e formação financeira junto dos portugueses, nas diferentes faixas etárias. Um exemplo desses recursos é o programa “Finanças para Todos” da Nova SBE.

Programa “Finanças para Todos”

O curso “Finanças para Todos”  é um programa de literacia financeira criado pelo Nova SBE Finance Knowledge Center (Centro de Conhecimento especializado em Finanças da Nova School of Business & Economics) em parceria com a Fidelidade. O objetivo deste programa é “contribuir para o aumento dos níveis de literacia financeira em Portugal, apoiando as famílias e o desenvolvimento do país”, conforme se pode ler no portal do programa. Para colocar isso em prática, é necessário dotar os portugueses com informação “sobre conceitos financeiros que contribuam para uma tomada de decisão mais consciente”.

Como funciona?

Em primeiro lugar, importa referir que o “Finanças para Todos” é um programa gratuito dirigido a todos portugueses em idade adulta (idade igual ou superior a 18 anos).

A formação é composta por 5 aulas que podem ser realizadas de duas formas:

  • Presencialmente na Nova SBE em Carcavelos ou na área metropolitana do Porto;
  • Online

Qual o horário e duração?

O programa tem a duração total de 5 semanas (uma aula por semana). As aulas são em horário pós-laboral, ou seja, entre as 18.30 h e as 20.15 h.

A próxima edição terá inicio entre outubro de 2024 e maio de 2025.

Como funcionam as inscrições?

As inscrições para a próxima edição do “Finanças para Todos” iniciou a 1 de abril e, à data da publicação deste artigo, ainda se mantêm abertas. As inscrições devem ser realizadas online (aqui) através de um questionário muito simples.

Depois da inscrição, deve aguardar um contacto para dar seguimento à inscrição e indicar as suas preferências relativamente ao calendário e formato da formação. Deve saber que, se existirem mais candidaturas do que o número de vagas disponíveis, a seleção dos participantes será através de um sorteio aleatório, conforme informa a Nova SBE.

Com dúvidas?

Aconselhamos que assista ao programa “Contas-Poupança” do Pedro Andersson na SIC sobre a formação “Finanças para Todos”.

Curso Finanças para Todos - Literacia Financeira

_

Faça também: Curso de Crédito Habitação do Conselhos do Consultor

A Importância da Literacia Financeira

Com um conhecimento sólido sobre os diferentes conceitos financeiros torna-se possível tomar decisões informadas e vantajosas para uma vida financeira mais saudável. E não falamos apenas de evitar as situações de endividamento. A literacia financeira permite-lhe, entre outras coisas:

  • Ter um orçamento familiar bem estruturado;
  • Identificar quais os encargos/dívidas que são necessários assumir e, acima de tudo, qual a melhor forma de os controlar e gerir ao longo do tempo;
  • Tomar decisões de investimento adequadas;
  • Preparar o futuro.

Apostar na literacia financeira envolve o conhecimento em diferentes áreas, como por exemplo: poupança, investimentos, créditos, seguros, impostos e outras obrigações fiscais, legislação, direitos e deveres enquanto consumidor, etc. Existem vários recursos sobre estas temáticas, muitos são gratuitos e estão disponíveis online. Exemplo disso é o nosso blog e as várias dicas diárias que partilhamos por aqui (pode receber essas dicas através do WhatsApp ou Telegram). No Canal de Youtube e no podcast também debatemos diferentes temáticas sobre finanças pessoais.

O acesso à informação é cada vez mais fácil. Por isso, não há desculpas para deixar para amanhã o que pode começar hoje mesmo a aprender!

_

O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *