A Telemonit SNS24 é a nova aplicação móvel do Serviço Nacional de Saúde que permite o acompanhamento dos utentes à distância. Descubra como funciona.
O Governo lançou uma nova aplicação móvel destinada aos utentes do SNS. A Telemonit SNS24 permite o acesso a um conjunto de serviços de saúde e o acompanhamento dos utentes à distância, evitando deslocações a centros de saúde e hospitais. Esta é uma aplicação especialmente importante para os utentes com doenças crónicas pois permite um maior apoio e vigilância.
Como funciona a aplicação Telemonit SNS24?
Conforme se pode ler no portal do SNS, “a Telemonit SNS24 é uma aplicação móvel onde os utentes podem aceder ao seu plano pessoal de monitorização clínica, proposto por um profissional de saúde que o acompanha”. A aplicação está assente numa “plataforma de telemonitorização, que permite aos profissionais de saúde realizarem intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional”. O principal objetivo é responder às necessidades de acompanhamento do estado de saúde dos utentes, em especial dos utentes com doenças crónicas.
A quem se destina esta aplicação?
A Telemonit SNS 24 só fica disponível mediante a indicação de um profissional de saúde após algum destes acontecimentos:
- Internamento
- Consultas
- Episódio de urgência
- Outro contacto com o profissional de saúde
Assim, só depois da articulação com o profissional de saúde é que o utente deve instalar a aplicação através da Play Store ou da App Store. Se tentar instalar sem ter qualquer indicação médica não vai conseguir usar a aplicação.
O que é possível fazer na aplicação?
Na Telemonit SNS24 vai encontrar as seguintes funcionalidades:
- Receção do utente (com autenticação e emparelhamento de dispositivos);
- Início com agenda de tarefas para o dia;
- Medições com uso de dispositivos de captura automática (mediante a prescrição do profissional de saúde dos aparelhos necessários para cada utente em específico);
- Medições de registo manual (pressão arterial, frequência cardíaca, tempertura ou saturação do oxegiêncio);
- Resposta a questionários propostos pelo profissional de saúde e adaptados ao problema do utente;
- Perfil e suporte
A aplicação também já incluídos programas de telemonitorização para acompanhamento de utentes com insuficiência cardíaca congestiva, doença pulmonar obstrutiva crónica e recuperação pós-COVID19.
_
Leia também: Seguro de Saúde – Perguntas e Respostas
Mais novidades do SNS: Pedidos de receitas e exames médicos passam a ser enviados por SMS ou e-mail
Os utentes já não precisam de ir ao centro de saúde para levantar as credenciais de exames e as receitas em papel. Os médicos de família já podem enviar por SMS ou e-mail todos os exames de diagnóstico e terapêutica. Esta possibilidade já estava em vigor para as receitas e alguns exames, mas agora passa a abranger os exames sem papel de todas as áreas, como é o caso das requisições de:
- Radiografias
- TAC
- Provas de exercício com avaliação de parâmetros cardiorrespiratórios (em tapete rolante ou bicicleta ergonómica)
- Testes de alergologia
- Endoscopia gastrenterológica
- Colonoscopias
- Medicina física e reabilitação
Adicionalmente, os utentes também pode consultar as prescrições na sua área pessoal no Portal do SNS ou na app SNS 24 ((disponível para Android, iOS e Huawei).
_
Leia também: 7 Dicas a ter em conta antes de escolher um Seguro de Saúde