Para a aprovação do crédito à habitação, a instituição bancária pode exigir um fiador para garantir o reembolso do dinheiro. Descubra em que situações isso pode acontecer.
Quando solicita um crédito habitação, a instituição bancária poderá exigir algumas garantias. Entre essas garantias pode estar a fiança, a hipoteca ou o seguro de vida. Estas garantias asseguram o reembolso do dinheiro à instituição bancária no caso do cliente deixar de pagar. A garantia através do seguro de vida, por exemplo, estende-se a todos os contratos de crédito habitação, mas a fiança não. Nem todos os clientes necessitam de apresentar um fiador para o crédito habitação. Entenda a seguir em que situações isso pode ser necessário.
Crédito Habitação – Quando é necessário fiador?
A necessidade de fiança dependerá de uma avaliação à situação financeira e profissional do cliente. Na prática, se a instituição bancária concluir que o cliente representa um risco acrescido, então pode exigir uma fiança. Esta fiança é uma garantia prestada pelo fiador, que normalmente é um familiar ou amigo. Se por acaso o cliente deixar de pagar o crédito habitação, a responsabilidade do pagamento passa para o fiador. Por essa razão, é muito importante que esse fiador saiba exatamente qual é o risco associado de assumir esse papel.
O cliente pode representar um risco acrescido para a instituição bancária:
- Quando tem uma situação profissional instável (está há pouco tempo na empresa, não está efetivo, etc);
- Quando os rendimentos também não são certos ou são reduzidos;
- Existência de outras despesas regulares que pesam no orçamento familiar;
- Se tem um histórico de dívidas de outros créditos (informação constante no Mapa de Responsabilidade de Crédito);
- Se ultrapassa a taxa de esforço recomendada (a taxa de esforço varia de banco para banco, mas normalmente tem um limite máximo de 40%);
- Quando não tem uma entrada de um valor considerável.
É nestas situações que o banco pode então decidir exigir um fiador para aprovar o crédito habitação. Se for o seu caso, não se esqueça de explicar à pessoa que vai escolher quais são os deveres e direitos de ser um fiador. No nosso artigo “Vai ser fiador de um Crédito Habitação? Saiba como se proteger ” encontra algumas dicas importantes.
_
Leia também: Crédito Habitação – Quais são as garantias exigidas?