Programa Cheque-Livro: como obter o vale para a compra de livros?

Conselhos do Consultor
2024-11-04
3 minutos
0 Comentários
Programa Cheque-Livro

O Programa Cheque-Livro já está em vigor. Descubra como obter um vale para a compra de livros.

O Programa Cheque-Livro é uma medida que surgiu da proposta da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, sendo que o objetivo é incentivar os jovens a ler mais e a frequentar as livrarias. O Ministério da Cultura colocou agora em vigor este programa, o que significa que os jovens já podem solicitar vales para a compra de livros. Contudo, há regras e limites a cumprir.

Programa Cheque-Livro – Como funciona?

O Programa Cheque-Livro é dirigido apenas aos jovens residentes em Portugal. Nesta edição do programa em 2024, apenas podem beneficiar os jovens nascidos em 2005 e 2006. Na prática, o objetivo é beneficiar os jovens que completaram 18 anos em 2023 ou já em 2024.

Qual o valor do vale e em que livros pode ser usado?

O vale tem o valor de 20 euros e pode ser usado na compra de um ou mais livros, desde que não sejam manuais escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal.

Se o valor da compra for superior a 20 euros, o jovem deve assumir e pagar a respetiva diferença.

Como pedir e descontar o vale?

O vale deve ser solicitado online na plataforma www.souleitor.gov.pt. Os interessados devem efetuar o registo na plataforma através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital.

Programa Cheque-Livro

Os vales ficam sempre disponíveis na plataforma, mesmo após a sua emissão. Por isso não é necessário imprimir e basta apresentar a versão digital no momento da compra.

Importa referir que os vales têm data de validade. Nesta edição de 2024 os vales devem ser utilizados até 23 de abril de 2025.

Os vales devem ser descontados nas Livrarias Aderentes disponíveis para consulta na plataforma (basta selecionar o distrito):

Programa Cheque-Livro - Livrarias Aderentes

Segundo a explicação do subdiretor da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) à Lusa “o número de livrarias ainda está em permanente crescimento”, arrancando com “mais de 200 livrarias registadas”.

Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte a informação disponível na plataforma oficial do Cheque-Livro.

_

O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ebook com 110 Dicas de Poupança

X