Já pode realizar transferências bancárias através da indicação do número de telemóvel. Saiba o que muda.
O Banco de Portugal emitiu um comunicado onde informava que, a partir de 20 de maio, entravam em vigor um conjunto de alterações às transferências bancárias. A primeira alteração a entrar em vigor foi a possibilidade de confirmar o destinatário das transferências antes da sua conclusão e em todos os canais (por exemplo: homebanking, aplicação móvel ou balcões presenciais). A partir de 24 de junho, entrou em vigor o novo serviço SPIN que permite as transferências bancárias com a indicação do número de telemóvel.
Transferências bancárias com indicação do número de telemóvel – O que muda?
O novo serviço disponível, o SPIN, é uma solução disponibilizada pelo Banco de Portugal aos diferentes prestadores de serviços de pagamento no âmbito do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI). Esta é uma solução “de identificador para derivação da conta (proxy lookup/alias)” que passa a ser disponibilizada pelos prestadores de serviços de pagamento nos diferentes canais, tal como explica o Banco de Portugal.
Na prática, o SPIN permite que as transferências a crédito ou imediatas se realizem apenas com a indicação do número de telemóvel (particulares) ou o NIPC (empresas) do beneficiário. Isto significa que deixa de ser necessária a indicação do IBAN. Esta facilidade já é possível no MBWay, chegando em 2024 a todos os canais de prestadores de serviços de pagamento (incluindo homebanking, aplicações móveis e até ao balcão), sem custos para os utilizadores.
Importa referir que este serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custos associados e sem limite de número de transferências.
Como realizar a transferência bancária?
Em primeiro lugar, para garantir que a transferência é realizada com sucesso, “é necessário assegurar que o beneficiário dos fundos associou, previamente, o seu identificador (número de telemóvel, no caso de pessoas singulares, ou NIPC, no caso de pessoas coletivas) ao IBAN da conta de pagamento na qual pretende receber os fundos”.
Depois, o utilizador pode introduzir o número de telemóvel de forma manual ou através da seleção do contacto na lista telefónica (se disponível). Por fim, e antes de finalizar a transferência, aparece o destinatário da conta para a qual pretende realizar a transferência.
Apesar do SPIN estar disponível desde 24 de junho, “terá de ser implementado pelos prestadores de serviços de pagamento até 16 de setembro de 2024.” Por isso, à data da publicação deste artigo, este novo serviço poderá não estar disponível em todos os bancos.
Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte a informação disponível no portal do Banco de Portugal sobre este novo serviço e o vídeo informativo:
_