Certificados de Aforro – Como subscrever?

Escrito por Cláudia Oliveira

10.01.23

}
3 min de leitura

Os Certificados de Aforro são um investimento de baixo risco que têm ganho especial interesse. Saiba como subscrever estes certificados.

A subida das taxas Euribor tem um impacto negativo para quem tem crédito habitação, mas também pode ser positivo para quem investiu ou quer investir. Esta subida tem impulsionado os juros dos certificados de aforro, que estão indexados à Euribor a 3 meses. Estes certificados têm por base dívida pública, sendo por isso uma opção de investimento de baixo risco. Se tem interesse em investir neste produto, saiba a seguir como pode subscrever os certificados de aforro.

Certificados de Aforro – Como subscrever?

Em primeiro lugar, para subscrever o certificado de aforro vai precisar de abrir uma “Conta Aforro” no IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública). Os certificados ficam associados a essa conta. Para tal, vai precisar de se deslocar até uma loja CTT e levar os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
  • Número de Contribuinte (cartão de cidadão ou cartão de contribuinte);
  • Comprovativo de morada (exemplo: fatura de água ou da luz);
  • Comprovativo do IBAN;
  • Comprovativo de profissão e entidade patronal;
  •  Impresso de abertura de conta (modelo 701) preenchido.

Depois de abrir a conta, terá de aguardar alguns dias até ficar ativa. Nessa altura, irá receber um contacto por parte dos CTT.

Concluído o processo de abertura de conta, pode então subscrever os certificados de aforro. Deve voltar ao balcão dos CTT para realizar a primeira subscrição. Para tal, deve saber que só é possível investir um mínimo de 100 euros e um máximo de 250.000 euros por cada conta aforro. Deve também saber que os certificados de aforro não têm encargos de subscrição, manutenção ou levantamento.

Se preferir, pode depois de criar a conta optar por recorrer ao portal AforroNet. Vai precisar de realizar o registo no serviço através destes passos:

1) No portal AforroNet selecionar a opção “Não aderiu ainda ao serviço AforroNet? Clique aqui“:

Certificados de Aforro (AforroNet)

2) Preencher o formulário de adesão com os dados solicitados:

Certificados de Aforro - AforroNet

3) Aguarde alguns dias até receber em casa um código de acesso à conta;

4) Depois de receber esse código, deve voltar ao portal AforroNet e desta vez selecionar a opção “Se ainda não ativou o serviço AforroNet, clique aqui“:

Certificados de Aforro - AforroNet

5) Desta vez, deve então introduzir o nome de utilizador que definiu no momento de adesão e o código que recebeu em casa;

6) Por fim, defina uma nova password para aceder à conta.

A partir daqui, já utilizar a sua conta no AforroNet e gerir a “Conta Aforro”, subscrever novos certificados de aforro, aderir ao extrato eletrónico ou alterar alguns dados de identificação.

Certificados de Aforro – Resumo das principais características

Para entender melhor como funcionam os certificados de aforro, disponibilizamos a seguir uma tabela resumo dos CTT com as principais características:

Certificados de Aforro

_

Leia também: 6 Perguntas e Respostas sobre Certificados de Aforro

 

 

 

 

 

 

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *