Comprovativo de Morada Fiscal – Onde e como obter?

Escrito por Cláudia Oliveira

31.08.22

}
2 min de leitura
Comprovativo Morada Fiscal

Precisa de provar a sua morada permanente através de um documento oficial? Saiba como obter um comprovativo de morada fiscal no portal das Finanças.

O comprovativo de morada pode ser exigido em diferentes situações, como por exemplo: adesão a novos serviços, assinatura de contratos, pedido de crédito habitação, matrícula em escolas ou cursos, entre outras. Para algumas situações, o comprovativo de morada pode ser alguma documento que já tenha: faturas da água ou luz, carta de condução ou até a nota de liquidação de IRS. Tudo depende do motivo pelo qual precisa de provar a morada. Contudo, em algumas situações, é necessário entregar um documento oficial. Neste caso, pode solicitar um comprovativo de morada fiscal junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Comprovativo de Morada Fiscal – Onde e como obter?

1) Aceda ao portal das Finanças e inicie sessão. Pode fazê-lo através do seu NIF e palavra-chave ou então através da Chave Móvel Digital;

2) Na secção “A minha Área” escolha a opção “Todos os Serviços” e depois escolha “Documentos e Certidões > Pedir Certidão”:

Comprovativo Morada Fiscal

3) Escolha a opção “Domicílio Fiscal” e clique no botão “Confirmar“:

Comprovativo Morada Fiscal

4) Confirme os dados apresentados e clique em “Obter“. Guarde no seu computador ou imprima o PDF com o comprovativo de morada fiscal.

Este documento não tem validade. Se precisar de validar a certidão, pode fazê-lo a qualquer momento usando os dados disponíveis no documento. Para isso, no portal das Finanças siga este caminho: “Todos os Serviços > Documentos e Certidões > Validação de Documentos” e introduza o nº de contribuinte e código de validação disponíveis no documento que guardou.

Comprovativo de Morada através da Segurança Social

Em alternativa ao comprovativo de morada fiscal, pode também solicitar um comprovativo através da Segurança Social Direta. Para tal, vai precisar de seguir este caminho: Iniciar Sessão > Perfil > Dados Pessoais > Atualizar Contactos > Imprimir. Guarde no seu computador ou imprima o PDF.

_

Leia também: Pagar impostos por débito direto: Como aderir?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.