O crédito consolidado é uma solução financeira especialmente importante para quem está com dificuldades em pagar as prestações mensais dos créditos. Entenda como funciona na prática.
O crédito consolidado é uma solução que lhe permite juntar todos os créditos num só. Isto significa que, ao invés de ter várias prestações mensais, passa a ter apenas uma. Por ser uma solução que ajuda ao cumprimento do pagamento das prestações, é especialmente procurada por quem está em risco de incumprimento com as prestações. Entenda a seguir como funciona o crédito consolidado.
Como funciona o crédito consolidado?
Ao juntar todos os créditos através da solução de crédito consolidado, consegue ficar a pagar apenas uma prestação. Imagine que tem um crédito automóvel e a dívida do cartão de crédito. Neste caso, consegue agregar todas as mensalidades e pagar apenas uma mensalidade. Em termos práticos, ao invés de ficar a pagar diferentes prestações, em diferentes momentos, com diferentes valores, passa a pagar uma única prestação com um prazo de pagamento fixo.
Mas afinal quais são as vantagens disso?
- Uma redução significativa da taxa de esforço através da redução da prestação mensal. A redução do valor dos seus créditos pode chegar aos 50 ou 60%;
- A aplicação de uma única taxa de juro inferior às anteriores;
- Uma única data de pagamento: se possui várias prestações mensais com diferentes datas de pagamento, terá maior praticidade no pagamento dado que só terá uma prestação com uma data de pagamento fixa;
- Aumento do prazo de pagamento;
- Liquidez adicional e maior estabilidade financeira: com o dinheiro que volta a ter disponível depois da redução das prestações mensais, é então possível começar a criar uma poupança ou fundo de emergência para situações imprevistas.
Mas atenção: o crédito consolidado também tem as suas desvantagens. Um aumento do prazo do crédito, também significa mais tempo a pagar juros. Por isso, quanto maior for o prazo, maior tende a ser o custo total com os juros.
Onde fazer o crédito consolidado?
Deve fazer o crédito consolidado na instituição financeira que lhe ofereça as melhores condições. Deve sempre comparar diferentes propostas antes de escolher. Utilize a FIN (Ficha de Informação Normalizada) para analisar e comparar as diferentes propostas. Este documento é-lhe cedido pelos bancos e contém todas as condições das propostas. Tenha especial atenção a:
- Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG) e Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC): estes indicadores permitem-lhe saber todos os reais custos do crédito: juros, impostos e comissões;
- Prazo de reembolso (a duração total do crédito): deve fazer contas e perceber se o prazo sugerido não significa que no final vai pagar muito mais. Deve aceitar um prazo vantajoso.
Existe algum critério para o crédito consolidado ser aceite?
Sim. O crédito consolidado não é uma solução viável para todos. O crédito consolidado não é uma opção quando:
- Só existe um crédito ativo. Precisa de ter dois ou mais créditos para conseguir a consolidação. Se só tem um crédito e está com dificuldades em pagá-lo, conheça algumas opções para reduzir a prestação mensal e evitar entrar em incumprimento;
- O cliente já se encontra em incumprimento com o pagamento das prestações de um ou mais créditos. Essa informação consta no Mapa de Responsabilidades de Crédito;
- Não existe uma situação profissional estável. As situações de desemprego, emprego instável ou baixos rendimentos podem ser um entrave à aprovação do crédito consolidado pois representam um risco superior;
- Idade avançada. Não é impossível, mas será mais difícil conseguir a aprovação acima dos 60 anos pois a consolidação implica, na maior parte dos casos, a extensão do prazo dos créditos.
Independentemente de cumprir estes requisitos, deve saber que a instituição financeira irá sempre avaliar a sua elegibilidade para o crédito consolidado, tal como em qualquer outro pedido de crédito.
_
Leia também: Subida dos Juros – Como é que a consolidação de créditos pode ajudar?
Crédito Consolidado – Pondere bem antes de avançar e não hesite em pedir ajuda!
A decisão de avançar para um crédito consolidado exige sempre ponderação e uma análise pessoal. Apesar de ter vantagens imediatas para quem está numa situação financeira débil, esta solução pode ser mal aproveitada. É preciso olhar para o crédito consolidado como uma nova oportunidade para organizar a vida financeira. Por isso é importante que aproveite a liquidez adicional para poupar, ao mesmo tempo que se esforça para reduzir os seus gastos mensais. Não são raros os casos que, após a consolidação de créditos, voltam a contrair dívidas.
Por fim, e como em tudo, é preciso encontrar o melhor crédito consolidado e fazer contas antes de avançar. É preciso entender na prática qual a redução mensal das prestações e qual o impacto do aumento do prazo de pagamento. Também é preciso não esquecer que existem sempre custos contratuais. Para isso, o nosso conselho é simples: peça ajuda! Existem vários profissionais dedicados à intermediação de crédito que podem fazer toda a diferença na proposta de crédito consolidado que vai conseguir. Porquê? Porque estão mais do que habituados a negociar com os bancos e isso faz toda a diferença.
Preencha este formulário para receber uma proposta de crédito consolidado através da nossa rede de parceiros (sem custos nem obrigações associadas).
_
O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.
[box] Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram! [/box]
Tenho um só crédito,mas acho que estou a pagar uma prestação muito alta,como posso, tentar reduzir?