Crédito Consolidado: vantagens e desvantagens de juntar os créditos

ubizzium
2024-10-07
6 minutos
10 Comentários
Crédito Consolidado - Vantagens e Desvantagens

Através do crédito consolidado pode juntar as prestações de diferentes créditos e ter um alívio mensal. Conheça as vantagens e desvantagens desta solução.

O crédito consolidado é uma solução que permite agrupar todos os créditos num só, mas com melhores condições. Por ser um modelo de crédito que ajuda ao cumprimento do pagamento das prestações, é uma solução especialmente importante para quem está numa situação financeira mais débil. Apesar do crédito consolidado ter mais vantagens do que desvantagens, é sempre necessário analisar com atenção os prós e contras antes de avançar.

Como funciona o Crédito Consolidado?

De forma simples, um crédito consolidado permite juntar várias prestações numa única com melhores condições. Por exemplo: se tiver um crédito automóvel e a dívida do cartão de crédito, consegue juntar os dois e ficar a pagar apenas uma prestação.

Quais são as vantagens?

A consolidação dos créditos traz consigo várias vantagens para quem está numa situação financeira mais frágil:

  • Uma redução considerável da prestação comparativamente ao valor pago anteriormente pela soma de todas as prestações, o que permite aliviar a taxa de esforço mensal. A redução do valor dos seus créditos pode chegar aos 50 ou 60%;
  • A aplicação de uma única taxa de juro inferior às anteriores;
  • Uma única data de pagamento: no caso de existirem várias prestações mensais com diferentes datas de pagamento, torna-se mais prático o pagamento dado que só terá uma prestação com uma data de pagamento fixa;
  • Aumento do prazo de pagamento;
  • Liquidez adicional e maior estabilidade financeira: com o dinheiro que volta a ter disponível depois da redução das prestações mensais, é então possível começar a criar uma poupança ou fundo de emergência para situações imprevistas.

Quais são as desvantagens?

  • Juros totais: um aumento do prazo do crédito, também significa mais tempo a pagar juros. Por isso, quanto maior for o prazo, maior tende a ser o custo total com os juros;
  • Maior tentação para o consumo: ter uma maior liquidez mensal pode ser algo negativo para quem não consegue controlar os hábitos negativos de consumo. Existe por isso uma maior tentação em contrair novos créditos e usar o dinheiro disponível para despesas desnecessárias.

Como vimos, o crédito consolidado pode ajudar a construir uma maior segurança e estabilidade financeira, mas só quando é usado da melhor forma. Isto significa que deve olhar para o crédito consolidado como uma oportunidade para criar soluções, como uma poupança, por exemplo, que o salvaguardem de futuras situações financeiras mais frágeis.

_

Leia também: Reduzir as prestações dos créditos – Conheça 6 opções

Como conseguir o melhor crédito consolidado?

Para conseguir o melhor crédito consolidado, tal como em qualquer outro pedido de crédito, deve analisar qual das instituições de crédito lhe oferece as melhores condições. Para isso, deve ter uma atenção especial a estes aspetos:

  • Juros: consolidar os créditos só é uma boa opção se a taxa de juros do crédito consolidado for inferior à média das taxas de juros de todos os créditos. Tenha especial atenção com a TAEG oferecida para saber todos os reais custos do crédito: juros, impostos e comissões;
  • Prazo do pagamento: deve fazer contas e perceber se o prazo sugerido não significa que no final vai pagar muito mais. Deve aceitar um prazo que lhe seja vantajoso;
  • Peça ajuda especializada: este processo de análise e negociação pode ser um pouco penoso, especialmente para quem não sabe negociar com os bancos e não domina o assunto. O ideal é contar com ajuda de profissionais para encontrar a melhor solução. Preencha este formulário para receber uma proposta de crédito consolidado, sem qualquer custo. Graças à nossa rede de parceiros, irá receber uma proposta de crédito consolidado gratuita e adaptada ao seu caso.

Quando falamos de créditos, negociar é essencial. Um crédito consolidado nunca deve ser realizado sem uma análise aprofundada para perceber quanto é que isso lhe custará a longo prazo. Por fim, lembre-se que um crédito consolidado pode ser muito útil, mas é necessário que o use para poupar e melhorar a sua situação financeira. Caso contrário, não terá qualquer vantagem em fazê-lo.

_

O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

10 comentários sobre “Crédito Consolidado: vantagens e desvantagens de juntar os créditos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ebook com 110 Dicas de Poupança

X