Vai viajar nas férias? Lembre-se que os imprevistos podem acontecer, como uma doença ou acidente, e por isso é melhor tomar algumas precauções antes de viajar.
Quando se marcam as tão aguardadas férias, a última coisa que se espera é ficar doente ou ter algum acidente. Contudo, é necessário agir de forma preventiva e tomar algumas precauções. Isto é especialmente importante se viajar para fora de Portugal, onde o acesso aos cuidados de saúde pode significar gastos muito avultados. Deixamos-lhe a seguir algumas dicas importantes que podem ajudar.
Férias e Saúde – Quais os cuidados a ter?
1) Férias dentro de Portugal
Se a sua decisão passa por marcar férias dentro de Portugal, então um seguro ou plano de saúde pode ser uma boa ajuda. Antes de marcar as suas férias, confirme se a rede de prestadores de cuidados médicos se estende ao seu destino. Ou seja, se no local para onde vai consegue facilmente aceder a uma clínica ou hospital onde pode usar o seguro. Ao confirmar essa informação, fica logo a saber para onde precisa de ir caso algo aconteça.
Se ainda vai aderir a um seguro de saúde, não se esqueça de ter o cuidado de analisar a rede de prestadores e as coberturas antes de escolher. Se precisar de ajuda, peça uma simulação gratuita. Assim, recebe uma sugestão de seguro de saúde adaptada às suas necessidades.
_
Leia também: 9 Vantagens de ter um Seguro de Saúde
2) Férias no Espaço Europeu
Se vai viajar pela Europa, então precisa de ter o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Este cartão assegura o acesso a cuidados de saúde nos 27 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Trata-se assim de um cartão de modelo único e normativo que permite ao seu titular o acesso aos cuidados de saúde nos mesmos moldes que aos beneficiários do sistema de segurança social do país onde se encontram, tal como explica o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Contudo, isso não significa que os serviços e cuidados médicos sejam gratuitos. Ou seja, cada país tem o seu próprio sistema de saúde e por isso terá que pagar os custos, se assim existem, em vigor no país.
O conselho da Segurança Social é que, antes de partir e chegar, se informe sempre sobre a assistência médica prestada no país em questão. Pode fazê-lo nesta página da Comissão Europeia, selecionando o país que pretende consultar.
Saiba aqui como pode solicitar de forma gratuita o Cartão Europeu de Seguro de Doença.
3) Férias em destinos Exóticos
Para países asiáticos, africanos ou sul-americanos é preciso agir de forma preventiva. Ou seja, pode ser necessário tomar alguma vacina, por exemplo. Por isso, e segundo as recomendações da Deco, deve marcar uma “consulta do viajante com pelo menos um a dois meses de antecedência, para ter tempo, por exemplo, de se vacinar“. Para essa consulta deve levar consigo:
- Documentos de identificação;
- Boletim individual de saúde/vacinas ou certificado internacional de vacinação.
A Deco explica ainda que “se não puder ser visto por um especialista em medicina do viajante, o seu médico de família saberá dar-lhe conselhos sobre vacinação, medicamentos, higiene, cuidados com a água e alimentos. Pode até medicá-lo contra a malária ou administrar a vacina para a febre-amarela, por exemplo. Isto permite obter um certificado internacional de saúde, exigido nalguns países”.
_
Leia também: 5 Dicas para Poupar Dinheiro na Saúde
0 Comments