Seguro de Vida no Crédito Habitação – O que influencia o prémio a pagar?

Escrito por Cláudia Oliveira

10.08.22

}
5 min de leitura
Seguro Vida Prémio

Os seguros de vida associados ao crédito habitação não são todos iguais. Entenda quais são as variáveis que podem agravar o prémio a pagar.

Contratar um crédito habitação implica algumas obrigações, tal como a adesão a um seguro de vida. Esse seguro, tal como o crédito habitação, não é igual para todos os clientes. Existem alguns fatores que influenciam o prémio a pagar e que é importante conhecer antes de escolher onde vai aderir ao seguro de vida.

Seguro de Vida – Que fatores influenciam o prémio a pagar?

1) Valor do crédito habitação em dívida

Quanto maior o capital em dívida a segurar, maior será o prémio a pagar. No crédito habitação, o capital seguro corresponde ao valor do empréstimo. Mas há um ponto importante que deve saber: o capital seguro pode ou não ser atualizado em função do valor em dívida. Se for atualizado, significa que, à medida que for pagando o crédito, o capital em dívida para com o banco vai diminuindo e o prémio de seguro é ajustado. Contudo, não é obrigatório fazê-lo e pode abdicar dessa atualização automática (pode mantê-lo constante, para, em caso de sinistro, a seguradora pagar a casa ao banco e o remanescente aos herdeiros legais). Porém, essa atualização pode ser importante para atenuar a influência da idade, como vamos ver no ponto a seguir.

2) Idade

Tal como no capital em dívida, quanto mais idade tiver o cliente, mais caro fica o prémio. Com o avançar da idade aumenta a probabilidade de existência de um sinistro que cause a necessidade de indemnização por parte da seguradora ao cliente ou à família. Por isso, quanto mais cedo fizer o seguro, melhor.

Para além disso, deve entender que o seguro pode aumentar à medida que os anos passem. O cliente fica mais velho e isso representa um risco superior para a seguradora. Neste caso, a atualização do capital que explicámos no ponto anterior pode ajudar a equilibrar o valor a pagar. Com essa atualização o prémio é reduzido, o que pode ajudar a atenuar a subida provocada pela idade.

3) Coberturas

As coberturas incluídas no seguro de vida também podem afetar o prémio a pagar. A cobertura de morte, pré-definida no seguro de vida, garante o pagamento da casa em caso de falecimento do titular do contrato do crédito. Porém, é possível incluir coberturas complementares:

  • IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva) : cobertura para os casos em que acontece um acidente/doença que impossibilite a pessoa de trabalhar, sendo ainda necessário ter assistência por parte de terceiros para as suas atividades básicas (comer, vestir, andar, entre outras). Neste caso, incluem-se as pessoas que ficam em estado vegetativo e totalmente dependentes de terceiros.
  • ITP (Invalidez Total e Permanente): cobertura para os casos em que acontece um acidente/doença, deixando a pessoa sem conseguir exercer uma atividade remunerada. Neste caso, o grau de invalidez deve ser igual ou superior a 60% (esta percentagem pode variar consoante a seguradora). São então as pessoas que, após um acidente ou doença, deixam de trabalhar mas permanecem autónomas.

O seguro com cobertura ITP é mais abrangente do que o IAD porque impõe um menor grau de incapacidade para ser acionado. Como é mais abrangente, o seguro de vida com ITP pode ser mais caro, mas isso não é regra geral. Contudo, na hora de escolher precisa de ter em consideração a sua segurança e da sua família. Importa esclarecer que normalmente os bancos sugerem a cobertura IAD, e é aqui que deve ter especial cuidado antes de aceitar. Peça-lhes os valores e condições para a cobertura ITP.

_

Leia também: Crédito à Habitação: será que tem o melhor Seguro de Vida?

4) Histórico de doenças e hábitos saudáveis

Outro fator que pode influenciar o prémio do seguro de vida é o seu estado de saúde. No caso de existir um problema de saúde já diagnosticado, ou de haver maior probabilidade de vir a existir, as seguradoras podem agravar o prémio. Não quer dizer que isso aconteça em todos os casos, vai depender de algumas variáveis, como é o caso do tempo que decorreu entre o diagnóstico da doença e a contratação do seguro. Para além disso, a seguradora deve também respeitar o direito ao esquecimento, que proíbe a descriminação dos clientes em determinadas situações de saúde.

Para além disso, hábitos pouco saudáveis como a ingestão de álcool, tabagismo ou sedentarismo não ajudam. A seguradora podem penalizar o cliente por causa destas hábitos pois representam um risco superior do cliente sofrer algum sinistro.

_

Leia também: Seguro de Saúde e Vida: o que pode agravar o prémio?

5) Profissão

Há profissões com maior ou menor risco. Por exemplo, um bombeiro ou um polícia tem uma maior probabilidade de ter um acidente. A seguradora também vai ter em conta a profissão do cliente na definição do prémio do seguro de vida.

6) As diferentes seguradoras

Cada seguradora tem a sua abordagem ao produto seguro de vida do crédito habitação. Isto significa que cada seguradora decide as condições que vai garantir ao cliente. Por isso, o prémio também varia de seguradora para seguradora, como seria de esperar. O importante aqui é pedir diferentes simulações para encontrar a melhor proposta. Contudo, não olhe apenas para o preço que vai pagar inicialmente.

Há seguradoras que apostam mais em baixar o prémio nos primeiros anos, mas depois fazem o prémio aumentar nos anos seguintes. Por outro lado, há seguradoras que optam por ser mais competitivas na evolução do prémio ao longo do contrato. Por outro lado, há seguradoras que preferem ser competitivas nas coberturas.

Se precisar de ajuda nessa análise, não hesite em contactar os nossos parceiros (não tem qualquer custo). Como estão habituados a tratar de várias simulações e apólices dos seguros de vida, já conhecem as diferentes seguradoras e sabem qual se encaixa melhor no perfil do cliente.

_

Leia também: 5 Coisas que deve saber sobre o Seguro de Vida no Crédito Habitação

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.