Subsídio de Natal – 5 dicas para aproveitar da melhor forma

Conselhos do Consultor
2024-12-24
6 minutos
0 Comentários
Subsídio de Natal

Receber o subsídio de Natal pode ser uma oportunidade para ter algum alívio financeiro. Conheça algumas dicas sobre como aproveitar este extra da melhor forma.

O mês de dezembro é também sinal de subsídio de Natal. Este complemento ao ordenado é uma boa oportunidade para organizar as suas finanças pessoais e, quem sabe, um ponto de partida para começar a poupar e/ou investir. A finalidade que vai dar ao subsídio de Natal depende da sua situação financeira, mas o mais importante é não desperdiçar esse dinheiro.

Subsídio de Natal – 5 Dicas para aproveitar da melhor forma

As dicas que sugerimos a seguir são ideias do que poderá fazer com o subsídio de Natal. Na prática, o subsídio pode não ser suficiente para aplicar todas ideias. Por outro lado, se as suas finanças estão “saudáveis”, então algumas destas dicas deixam de fazer sentido. Por isso, o ideal é começar por analisar a sua situação financeira atual.

1) Organize o seu orçamento e defina prioridades

Antes de decidir o que vai fazer com o subsídio de Natal, precisa de ter o orçamento devidamente organizado. O orçamento familiar permite-lhe ter uma visão de todas as despesas atuais:

  • Despesas fixas: rendas, prestações de créditos, seguros, propinas, mensalidade do ginásio, subscrições, entre outras;
  • Despesas variáveis: bens alimentares, combustível, luz, água, roupa, entre outras.

Ao manter tudo organizado e anotado, consegue facilmente identificar se existe alguma despesa prioritária onde deve gastar o subsídio de natal.

Se ainda não tem um orçamento familiar, aconselhamos que consulte o artigo “Orçamento Familiar: a importância de registar as despesas familiares“.

2) Pague algumas dívidas

Se existem dívidas, o ideal é começar por aquelas que implicam taxas de juro mais elevadas, como por exemplo: crédito pessoal ou cartão de crédito.

Para outras dívidas mais elevadas, como é o caso do crédito habitação, o subsídio de Natal não é suficiente para terminar a dívida. Contudo, pode e deve ser aproveitar para poupar esse dinheiro para mais tarde amortizar. Lembre-se que, em 2025 continuará em vigor a isenção de comissão na amortização do Crédito Habitação.

Se tem algumas pequenas dívidas porque, por exemplo, comprou algum produto em prestações, então aproveite para pagar tudo. Assim entra no novo ano livre desses encargos.

_

Leia também: 8 Dicas para poupar dinheiro nos Seguros

3) Crie ou reforce o Fundo de Emergência

O fundo de emergência nada mais é do que um montante que deve estar sempre disponível caso aconteça algum imprevisto. Não é possível adivinhar o dia de amanhã, por isso é importante ter uma almofada financeira.  A maioria dos especialistas em finanças pessoais recomenda guardar uma quantia equivalente a 6 a 12 meses do valor das despesas mensais. Ou seja, se as suas despesas mensais forem de 600 euros, então deve criar um fundo de emergência no valor de 3.600 a 7.200 euros.

Por isso, se já tem um fundo de emergência, pode aproveitar o subsídio para completá-lo. Se ainda não tem, então está na altura de começar. Saiba como criar um fundo de emergência e quanto deve poupar.

4) Poupe para concretizar algum objetivo

Se tem algum objetivo que gostaria de concretizar, o subsídio pode ser uma boa ajuda. O objetivo pode ser um curso, uma viagem ou até um tratamento médico ou estético. Não importa qual é o seu objetivo, mas sim ter um plano de poupança para conseguir concretizá-lo. O subsídio é um bom ponto de partida.

_

Leia também: Benefícios Fiscais dos PPR: Quanto pode poupar no IRS?

5) Invista

Investir o subsídio de Natal é uma excelente forma de aproveitar esse dinheiro. Pode investir num Plano de Poupança Reforma, num simples plano de poupança ou qualquer outra forma de investimento. A sua decisão deve depender sempre do conhecimento que tem sobre investimentos e da sua aversão ao risco.

Procure informar-se das diferentes opções e peça conselhos. Atualmente encontra muita informação online sobre investimentos, incluindo cursos e grupos nas redes sociais.

_

O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ebook com 110 Dicas de Poupança

X