8 Dicas para poupar dinheiro nos Seguros

Escrito por Conselhos do Consultor

08.03.23

}
4 min de leitura
Poupar seguros

Os seguros representam uma despesa muito significativa no orçamento familiar, especialmente para quem tem vários seguros. Contudo, há algumas dicas podem ajudar a reduzir essa despesa.

Quem tem um ou mais seguros sabe que essa despesa é representativa no orçamento familiar. Apesar dos benefícios associados aos seguros, muitas vezes os clientes acabam por pagar mais por falta de conhecimento e alguma reticência em mudar. Contudo, é muito frequente que, no meio de tantos seguros, existam falhas, como é o caso das coberturas desajustadas às reais necessidades dos clientes. Entenda a seguir como pode poupar algum dinheiro aplicando algumas dicas simples.

8 Dicas para poupar dinheiro nos Seguros

1. Anote as suas necessidades

Quando decide contratar um seguro é necessário ponderar sobre o que precisa de garantir com esse seguro. Este é um passo muito importante para evitar incluir coberturas que não precisa e com isso pagar mais pelo seguro.

O ideal é anotar as suas necessidades e do seu agregado e depois sim começar a procurar opções no mercado. Por exemplo: se procura um seguro de saúde, vai precisar de incluir a cobertura de parto?

Tenha em atenção que esta dica não é só para quem ainda vai aderir a um seguro. Saiba que pode alterar os seguros atuais (ou até mudar de seguradora) e reajustar as coberturas conforme as suas necessidades.

_

Leia também: 5 Coisas que deve saber sobre o Seguro de Vida no Crédito Habitação

2. Atenção à duplicação das coberturas/seguros

Analise todos os seguros que tem atualmente. Conhece todas as coberturas e detalhes dos seguros? Sabia que pode estar a pagar por coberturas duplicadas? É habitual isto acontecer quando adere a mais do que um seguro.

Por isso, reserve algum tempo para analisar detalhadamente cada seguro e crie uma rotina para o fazer com alguma frequência.

3. Peça ajuda a especialistas

A linguagem dos seguros é complexa e com a complexidade vem a confusão e o dinheiro mal empregue. Por isso, procurar um mediador também lhe pode permitir poupar (e muito). Estes profissionais têm experiência em negociar com as seguradoras e o conhecimento necessário para prestar aconselhamento. Isto pode permite-lhe o acesso a preços mais competitivos.

A ajuda especializada é sempre uma boa dica para poupar pois contará com um aconselhamento dedicado, não só no momento de adesão, mas também durante a duração do seguro.

_

Leia também: Seguro de Saúde – Perguntas e Respostas

4. Pondere a consolidação

Muitas seguradoras oferecem descontos caso compre um “pacote de produtos”. Assim, ter o seguro de vida, carro, saúde ou casa contratados na mesma seguradora pode ficar bem mais barato do que ter os seguros em várias companhias. Ou seja, analise bem esta situação e veja se, ao ter todos os seus seguros na mesma companhia, é mais compensatório.

5. Tem Cartão de Crédito? Confirme se tem algum seguro associado

A maioria dos cartões de crédito tem benefícios associados à sua utilização, entre os quais a cobertura de viagem caso pague a sua viagem com o cartão de crédito ou faça uma compra online. Analise se tem essa ou mais coberturas associadas e se as condições são suficientes para o que precisa. Depois, não se esqueça de voltar atrás e confirmar se já tem essas coberturas noutros seguros.

_

Leia também: Seguro Multirriscos Habitação – 7 Perguntas e Respostas

6. Escolha o método de pagamento mais vantajoso

Não é novidade que, em alguns serviços, a opção de pagamento por débito direto pode garantir-lhe algum desconto. Nos seguros não é diferente. Por isso, informe-se sobre essa possibilidade junto da seguradora. Pode também existir alguma vantagem caso opte por alterar a periodicidade dos pagamentos.

7. Aproveite as campanhas

Aproveite as campanhas de desconto de algumas seguradoras. Por vezes, a poupança é bastante significativa. Procure  saber se tem descontos por ser sócio de algum clube ou ter algum cartão de desconto. Pode ainda verificar se existe alguma parceria ou protocolo da sua empresa com alguma seguradora.

8. Avalie se compensa transferir ou mudar de seguro

Não precisa de ficar na mesma seguradora para sempre. Se há melhor oferta no mercado, pode e deve procurar mudar de seguradora. São muitos os clientes que se acomodam ao mesmo seguro e companhia durantes anos, sem sequer tentarem pesquisar se existem melhores ofertas.

O seguro de vida no crédito habitação é um bom exemplo como a mudança por ser vantajosa. O cliente não é obrigado a manter o seguro de vida no mesmo banco onde tem o crédito. Pode transferir o seguro de vida para outra instituição e poupar muito dinheiro com isso.

_

Leia também: IRS e Seguros – Quais são as deduções fiscais?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *