Saiba quanto pode receber do Abono de Família através do novo Simulador da Segurança Social.
O Abono de Família é destina-se a apoiar as famílias nos encargos mensais com as crianças e jovens. Contudo, nem todas as famílias cumprem os requisitos para beneficiar deste apoio. Para além disso, o valor atribuído é variável consoante a situação familiar.
No sentido de garantir alguma previsibilidade às famílias sobre o seu direito a este apoio, a Segurança Social criou o Simulador de Abono de Família. Este simulador é gratuito e permite calcular de forma imediata o valor estimado a receber.
Simulador de Abono de Família para Crianças e Jovens
O Simulador de Abono de Família está disponível online no portal da Segurança Social e é totalmente gratuito. A principal finalidade desta simulador é ajudar as famílias a perceberem, de forma rápida e clara, qual o valor previsível do abono a atribuir, de acordo com a composição do seu agregado familiar e dos rendimentos auferidos.
Para utilizar o simulador deve preencher algumas informações sobre:
- Local de residência
- Situação perante a Segurança Social
- Agregado familiar (número de elementos, património mobiliário, valor dos rendimentos…)
- Situação profissional
Depois de preencher o simulador, consegue visualizar o valor estimado a receber e ainda guardar essa simulação.
Importa referir que, para além do Abono de Família, o simulador ainda considera prestações como a Bonificação do abono de família para crianças e jovens com Deficiência ou a Garantia para a Infância.
Abono de Família – O que é e quais são os requisitos exigidos?
Como já mencionado, o Abono de Família é uma prestação social mensal atribuída pela Segurança Social às famílias com crianças e jovens. O seu objetivo é ajudar a suportar parte das despesas associadas à educação e desenvolvimento das crianças e jovens.
Para beneficiar deste apoio, a criança ou jovem deve reunir as condições exigidas pela Segurança Social:
- Pertencer a um agregado familiar que, à data do pedido, não tiver património mobiliário (depósitos bancários, ações, obrigações, certificados de aforro, títulos de participação e unidades de participação em instituições de investimento coletivo) que ultrapasse 240 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS)*;
- Morar em Portugal ou for equiparado a residente;
- Não trabalhar, a não ser que tenha mais de 16 anos e trabalhe durante as férias escolares a contrato de trabalho;
- Fizer a prova escolar em julho, se tiver entre os 16 e 24 anos.
*IAS em 2025: 522,50 euros
O valor mensal a atribuir depende:
- Idade da criança ou jovem;
- Número de elementos do agregado familiar;
- Escalão de rendimentos em que se insere o agregado familiar.
O pedido do abono de família deve ser realizado online, no Portal da Segurança Social Direta, através do seguinte caminho: Menu Família > Desenvolvimento de crianças e jovens > Pedir e consultar de Abono de Família para Crianças e Jovens.
Se lhe restar qualquer dúvida, aconselhamos que consulte:
_
