Precisa de comprar casa mas não tem capital para a entrada inicial? Conheça 3 opções que deve considerar para conseguir financiamento a 100%.
O financiamento para quem compra uma habitação com recurso a crédito não deve ir além dos 90%, tal como recomenda o Banco de Portugal. Isso significa que é necessário ter pelo menos 10% do valor da casa disponível. Importa referir que alguns bancos podem exigir uma percentagem superior.
Comprar casa sem essa entrada inicial pode parecer impossível, mas existem algumas alternativas para garantir financiamento a 100%. Seja através de soluções oferecidas pelos bancos ou de medidas criadas pelo Governo, há 3 opções que pode explorar e perceber se são vantajosas, dependendo da sua situação e dos seus objetivos.
Comprar Casa – 3 Opções de financiamento a 100%
1) Leasing Imobiliário
O Leasing Imobiliário é uma forma de financiamento alternativa ao crédito habitação tradicional. Neste modelo, o imóvel é adquirido pelo banco ou instituição financeira, que o “aluga” ao cliente por um período determinado. Na prática, a pessoa vive numa determinada casa e paga uma renda, tal como no arrendamento. Contudo, no final do prazo definido no contrato, é possível comprar efetivamente a casa pelo seu valor residual (o valor da casa ao qual foi subtraído todas as rendas que foram pagas). Pode encontrar esta opção junto dos bancos.
Entenda melhor como funciona o leasing imobiliário no nosso artigo “Leasing Imobiliário: é uma boa opção para comprar casa?“.
2) Retomas dos Bancos
As retomas de bancos não são mais do que os imóveis que os bancos recuperam por incumprimento dos antigos proprietários no pagamento do crédito (ou seja, os imóveis penhorados). Por terem interesse em vender rapidamente, os bancos normalmente oferecem condições mais vantajosas no crédito, muitas vezes com financiamento a 100%. Para encontrar estas casas deve procurar no site de cada banco ou então junto das agências imobiliárias.
Entenda melhor como funcionam as casas penhoradas no nosso artigo “Casas Penhoradas – Como e onde comprar“.
3) Garantia Pública
A garantia pública é uma opção temporária criada pelo Governo para apoiar jovens até aos 35 anos (inclusive) na compra da sua primeira habitação própria e permanente. Com esta garantia pública, o Estado passa a ser um fiador dos jovens, permitindo que os bancos concedam financiamento até 100% sem exigência de entrada inicial. A garantia pública estará em vigor até 31 de dezembro de 2026.
Para beneficiar desta medida é necessário cumprir um conjunto de exigências. Conheça todas as regras no artigo “Garantia Pública para jovens até aos 35 anos entra em vigor – Quais as regras?”.
_
Leia também: Crédito Habitação – Quais as medidas de apoio em vigor em 2025?
Quer aprender mais sobre Crédito Habitação? Aproveite o nosso curso!
Na compra de casa com recurso a financiamento é essencial garantir que compreende todas as etapas desse processo. O Curso Gratuito de Crédito Habitação exploras as várias fases do processo de contratação do crédito, sendo essencial para quem pensa comprar casa com recurso a crédito.
Se precisar de ajuda para encontrar a melhor proposta, peça ajuda a um intermediário de crédito. Por terem mais conhecimento e experiência sobre o assunto, os intermediários também têm maior poder negocial junto dos bancos e podem agilizar todo o processo. Pode preencher este formulário de forma gratuita para obter uma simulação junto dos nossos parceiros.
_