Comprar Casa – É possível conseguir financiamento a 100%?

Escrito por Cláudia Oliveira

14.07.22

}
3 min de leitura
Casa financiamento 100

Comprar casa com recurso a crédito habitação exige, pelo menos, 10% de capitais próprios. Mas será que existe alguma opção para conseguir um financiamento a 100%?

Se decidiu comprar casa e precisa de solicitar um empréstimo, então deve saber que os bancos não financiam a 100%. De acordo com o Banco de Portugal, o financiamento não deve ir além dos 90%. Por isso, é preciso ter pelo menos 10% do valor da casa disponível, embora alguns bancos possam exigir mais. Contudo, podem existir algumas opções através das quais pode conseguir o financiamento a 100%.

Comprar Casa – Como conseguir financiamento a 100%?

Existem duas possibilidades através das quais pode conseguir adquirir um imóvel sem entrada. Contudo, não é garantido que conseguirá os 100%, já que isso depende de várias condições relativas ao cliente e ao imóvel.

1) Leasing Imobiliário

O leasing imobiliário é uma solução muito semelhante ao arrendamento. Ou seja, a pessoa vive numa determinada casa e paga uma renda, tal como no arrendamento. Contudo, após o prazo definido para o contrato, a pessoa pode comprar efetivamente a casa pelo seu valor residual. E o que é o valor residual? É o valor da casa ao qual foi subtraído todas as rendas que foram pagas. Este tipo de financiamento acontece através de um contrato de locação financeira. O locador (normalmente é um banco) disponibiliza uma habitação a um locatário (inquilino) que pagará a renda.

Os bancos são as principais entidades a disponibilizar o leasing imobiliário. Contudo, a oferta ainda é muito limitada.

Entenda melhor como funciona o leasing imobiliário no nosso artigo “Leasing Imobiliário: é uma boa opção para comprar casa?“.

2) Retomas dos Bancos

Entende-se por retomas dos bancos os imóveis penhorados por causa do incumprimento do cliente com o pagamento do crédito habitação. Ou seja, o cliente deixou de pagar e o banco fica com a casa. Esta é uma realidade difícil para quem ficou sem casa, mas pode ser vantajosa para quem procura comprar casa. Após a retoma, o banco coloca o imóvel à venda para conseguir recuperar o dinheiro perdido. Como têm pressa na venda, as condições oferecidas tendem a ser mais atrativas e o financiamento pode chegar aos 100%. Para encontrar estas casas deve procurar no site de cada banco ou então junto das agências imobiliárias.

Entenda melhor como funcionam as casas penhoradas no nosso artigo “Casas Penhoradas – Como e onde comprar“.

Comprar Casa – Prepara as suas finanças!

Quer consiga ou não o financiamento a 100%, deve começar a preparar as suas finanças para conseguir a aprovação do crédito habitação e assumir os custos iniciais. Por isso:

  • Calcule a sua taxa de esforço para saber que prestação mensal consegue suportar;
  • Mantenha um bom historial de crédito (o banco vai querer saber se é um cliente em quem pode confiar). Pode obter essa informação através do Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal;
  • Garanta estabilidade profissional e financeira;
  • Tenha pelo menos 20% de capitais próprios disponíveis para entrada, impostos, escritura e outras despesas iniciais;
  • Peça ajuda a um intermediário de crédito para encontrar um a proposta mais vantajosa. Por terem mais conhecimento e experiência sobre o assunto, os intermediários também têm maior poder negocial junto dos bancos. Pode preencher este formuláriode forma gratuita para obter uma simulação junto dos nossos parceiros.

_

Leia também: Tem mais de 30 anos? Conheça os novos prazos do Crédito Habitação

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.