Registo do IBAN na Segurança Social e nas Finanças (passo a passo)

Escrito por Cláudia Oliveira

08.09.22

}
3 min de leitura

O registo do IBAN junto da Segurança Social ou da Autoridade Tributária é essencial para conseguir receber os diferentes apoios ou reembolsos a que tem direito. Saiba como o fazer em apenas alguns passos.

O pagamento dos apoios sociais ou dos reembolsos do IVA ou IRS, por exemplo, é realizado de forma automática através de transferência para a sua conta bancária. Para que isso seja possível, é necessário que tenha o seu IBAN registado junto da Segurança Social ou da Autoridade Tributária (AT). Alguns contribuintes não têm este registo porque não recebem qualquer apoio ou estão dispensados da entrega de IRS, por exemplo. Se for o seu caso, é importante realizar o registo do IBAN para evitar perder qualquer benefício a que venha a ter direito. Exemplo disso são as novas medidas de apoio à família para 2022/2023, que se estendem a uma grande parte dos contribuintes e serão pagas através do IBAN.

A seguir explicamos-lhe como pode registar o IBAN junto da Segurança Social e das Finanças. Mesmo que já tenha registo o seu IBAN junto destas entidades, não se esqueça de confirmar se está atualizado.

Registar do IBAN na Segurança Social

1) Aceda ao portal da Segurança Social Direta e inicie sessão. Pode fazê-lo através do seu NISS e palavra-chave ou então através da Chave Móvel Digital;

2) Na secção “Perfil” escolha a opção “Conta bancária”:

Registar IBAN na Segurança Social

3) Clique no botão “Indicar nova conta“, preencha os dados do IBAN (o BIC/SWIFT é gerado automaticamente) e clique em “Gravar“. Caso verifique que já tem o IBAN registado, confirme apenas se está atualizado.

A conta bancária é atualizada no imediato. Se clicar em “Ver detalhe” à frente do IBAN, consegue confirmar se os dados estão todos corretos.

Registo IBAN na Segurança Social

_

Leia também: Certidão de não dívida à Segurança Social – Como pedir?

Registar do IBAN nas Finanças

1) Aceda ao portal das Finanças e inicie sessão. Pode fazê-lo através do seu NIF e palavra-chave ou então através da Chave Móvel Digital;

2) Na secção “A minha Área” escolha a opção “Todos os Serviços” e depois percorra o menu (ordenado alfabeticamente) até encontrar “Dados Cadastrais“. Depois, clique em “Alterar IBAN“:

Registar IBAN nas Finanças

3) Clique no botão “Alterar” para introduzir os dados do IBAN: para contas nacionais deve preencher o IBAN e para contas internacionais deve preencher o IBAN e SWIFT/BIC. Por fim, basta clicar em “Submeter“. Caso verifique que já tem o IBAN registado, confirme apenas se está atualizado.

Registar IBAN Finanças

4) No fim, deve aparecer uma mensagem com as indicações do “Estado” do pedido. Aguarde alguns dias para confirmar como ficou o seu pedido de registo/alteração e siga as indicações da AT mediante o estado que lhe foi atribuído:

Registo do IBAN nas Finanças

Se tiver qualquer dúvida, aconselhamos que consulte a página de Questões Frequentes sobre o registo/alteração do IBAN nas Finanças.

_

Leia também: Certidão de não dívida às Finanças – Como pedir?

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.