Procurar Casa – 6 Dicas essenciais

Escrito por Conselhos do Consultor

03.04.24

}
6 min de leitura
Procurar Casa - Dicas para uma boa escolha

Comprar casa é um passo importante na vida de muitas famílias. Para garantir que corre tudo bem, deve assegurar alguns cuidados antes mesmo de iniciar a procura.

Comprar casa é um dos principais objetivos de vida de muitas famílias. Infelizmente, os preços das casas têm aumentado significativamente, algo que dificulta a concretização desse objetivo. Adicionalmente, para quem precisa de financiamento, a subida dos juros também não tem ajudado. Assim sendo, procurar casa exige algum tempo, paciência e muito conhecimento. Só assim é possível garantir um negócio vantajoso, que não traga problemas no futuro e não abale a sua situação financeira. A pensar nisso, reunimos as principais dicas que deve ter em conta ao procurar uma casa.

Procurar Casa em 2024 – 6 Dicas Essenciais

1) Defina quanto pode gastar

Antes mesmo de procurar casa, é necessário saber quanto pode gastar e se vai necessitar de financiamento, ou seja, de um crédito habitação. Embora pareça um passo lógico, ainda são muitas as pessoas que começam pela procura da casa antes mesmo de saberem quanto podem gastar. Esse erro pode trazer algumas situações de desilusão e frustração. Por isso, comece por:

  1. Analisar a situação financeira e o orçamento familiar;
  2. Definir um valor máximo para a casa a comprar.

Seja o mais realista possível na sua análise. Nas suas contas, não se esqueça que vai precisar de ter capital inicial disponível para suportar o valor dos impostos associados à compra da casa, escritura e outros encargos iniciais. Lembre-se também que o financiamento, na melhor das hipóteses, pode chegar aos 90%. Isto significa que também precisa de capital inicial para suportar 10% do valor a financiar, no mínimo.

_

Leia também: Comprar Casa – Quanto custa a escritura?

2) Anote as suas necessidades e preferências

Ainda antes de iniciar a procurar pela casa, deve ter em mente quais são as suas necessidades e preferências. Falamos por exemplo:

  • Localização: proximidade a locais como trabalho, escolas, transportes públicos, serviços de saúde, zonas comerciais, entre outros;
  • Tipologia e área da casa: quantos quartos precisa e a dimensão das diferentes áreas da casa;
  • Estado da casa: quer uma casa pronta a habitar ou não se importa de investir numa casa que exija obras de reabilitação?
  • Facilidades: estacionamento, elevador, jardim, piscina, entre outros.

Se o seu orçamento é limitado, tente ser o mais flexível possível nas suas preferências. Em todo o caso, não deixe de respeitar as necessidades da sua família.

_

Leia também: Mudar de Casa – Não se esqueça de alterar a morada fiscal

3) Informe-se sobre o Crédito Habitação

Se precisa de financiamento para comprar a casa, então deve fazer algumas simulações e perceber como funciona o crédito habitação. Apesar de já ter feito contas ao que pode gastar na compra da casa, isso não significa que o banco vai conceder o crédito no valor que precisa.

O banco tem em conta vários aspetos, como é o caso da sua solvabilidade. Na prática, isto significa que o banco vai avaliar, entre outras coisas, a sua situação financeira e profissional e medir o risco associado ao crédito. Por isso, faça algumas simulações e perceba como funciona o crédito habitação ainda antes de procurar casa. O nosso conselho é que comece por fazer o nosso curso gratuito sobre crédito habitação, que descodifica as diferentes etapas envolvidas na concessão do crédito.

4) Diversifique a pesquisa

Para além da pesquisa junto das imobiliárias, pode estender a sua pesquisa a outras plataformas online. Falamos por exemplo das redes sociais, como é o caso dos grupos do Facebook, ou dos portais como o OLX.

Outra estratégia é usar a sua rede de contatos. Informe os amigos, familiares, vizinhos e conhecidos sobre a sua intenção de comprar casa. Pergunte nas lojas comerciais da zona se conhecem alguém que esteja a vender uma casa. Pegue no carro e procure casas com indicação de venda. Ao diversificar a pesquisa, aumenta as hipóteses de encontrar um bom negócio.

Uma boa dica para evitar perder tempo é solicitar fotografias, vídeos e outros detalhes sobre o imóvel. Assim, só agenda a visita se de facto o imóvel corresponder aos seus critérios.

_

Leia também: Comprar Casa – É possível conseguir financiamento a 100%?

5) Avalie cuidadosamente cada canto da casa

Esta é uma das dicas mais importantes. Comprar uma casa requer atenção a cada pormenor. Não se deixe enganar pelas fotografias, nem pela primeira visita. Verifique com atenção:

  • Instalações de água, gás e eletricidade;
  • Problemas como fissuras, sinais de humidade ou degradação dos materiais;
  • Isolamento;
  • Acessibilidade;
  • Condições do espaço exterior.

A existência de problemas não significa que deva desistir da casa. Contudo, estes problemas podem significar custos com reparações e reformas e esses custos devem ser ponderados na decisão final. Contar com a ajuda de uma agência imobiliária pode fazer toda a diferença nesta análise.

_

Leia também: Simplex Urbanístico – O que muda no licenciamento urbano

6) Consulte a documentação da casa

Há um conjunto de documentos que deve avaliar antes de decidir avançar com a compra. Deixamos alguns exemplos:

  • Certificado Energético: permite conhecer a classificação do imóvel consoante o desempenho energético. Isto é um bom indicador para o conforto da casa ou possíveis gastos que poderá ter (ou não) com aquecimento ou arrefecimento, por exemplo;
  • Historial do Condomínio: no caso dos apartamentos incluídos num condomínio, é importante conhecer o historial através das atas da assembleia e o regulamento. Desta forma consegue ter informações sobre despesas aprovadas para obras, valor das quotas, dívidas, entre outros. Relembramos que agora também é obrigatório ter a declaração do condomínio na venda de casa.
  • Certidão de Teor: a certidão de teor é um documento de identificação legal da casa que inclui informações como a localização, histórico de proprietários, dados sobre vendas, hipotecas, penhoras, entre outros encargos sobre o imóvel;
  • Plantas da casa: permite-lhe analisar detalhadamente a distribuição e as medidas das divisões da casa.

Estes são apenas alguns dos principais documentos. Fazer esta consulta é fundamental para perceber a legalidade do imóvel e confirmar se existem encargos por resolver.

_

Leia também: Crédito Habitação – Quais são os documentos necessários?

Comprar Casa – Não hesite em pedir ajuda!

Comprar casa pode ser um verdadeiro desafio, especialmente se precisar de financiamento. Contudo, é necessário garantir que toma decisões informadas para evitar surpresas negativas no futuro. Se tiver dúvidas, não hesite em pedir ajuda a profissionais especializados. Lembre-se que a compra da casa significa um encargo muito elevado.

Entre esses profissionais pode estar, por exemplo, um intermediário de crédito. O intermediário participa diretamente no processo de concessão de crédito, esclarece todas as dúvidas, ajuda na negociação das condições do crédito e ainda agiliza a burocracia associada.

_

O conteúdo apresentado não substitui a necessidade de consultar entidades especializadas no assunto.

Quer receber os nossos artigos em primeira mão? Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes

Comentar

Outros Conselhos do Consultor

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *